Sobrevivências do trágico: "páthos" e tragédia
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i1.29644Palavras-chave:
Tragédia, Fotografia, Cultura visualResumo
Este trabalho investiga como a formulação da noção de páthos imaginada por Aby Warburg pode evidenciar constelações de fenômenos articulados em imagens (AGAMBEM, 2008) que apresentem o ressurgimento do espírito trágico nas eleições brasileiras de 2018. Em busca de um pensamento elaborado a partir das imagens, entendo o modelo metodológico de Warburg como uma ferramenta que estimula um olhar livre das amarras de um eixo espaço-temporal linear e de uma concepção restrita à forma, limitante da própria conceituação do que a imagem é e do que ela pode comunicar simbolicamente. Busco representações da vida em movimento (WARBURG, 2012) em meio a emergência e a persistência de forças contraditórias, plurais e independentes (MICHAUD, 2013) que se puseram em conflito ininterrupto e insolúvel; a recorrência das paixões desmedidas em disputa; o pavor diante do horror e do medo do aniquilamento que persistem na história da cultura e das imagens brasileiras.
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