Atlas de poeira: memória, imagem, metamorfose
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i1.29660Palavras-chave:
Atlas, Constelação, Poeira, Literário, ImagéticoResumo
A partir da obra textual e fragmentária da escultora brasileira Maria Martins: Poeira da Vida – páginas de um livro de memórias, publicada de forma esparsa no jornal carioca Correio da Manhã nos anos de 1967 e 1968, este ensaio busca uma tentativa de pensar um atlas warburguiano (uma enciclopédia borgeana). Construindo uma constelação entre o literário e o imagético: a fotografia Criações de poeira (1920), de Duchamp e Man Ray; o conto Ser poeira (1933), de Santiago Dabove; o conto Viagem à semente (1954), de Alejo Carpentier; o personagem ficcional do livro Emigrantes (1992), de W. G. Sebald; as fotografias Nomes ausentes (2013), realizadas nas prateleiras vazias e empoeiradas da antiga Biblioteca Nacional de Buenos Aires por Patricia Osses; os desenhos Ossário e Polugrafias (2009-2011), de Alexandre Órion; junto com reverberações filosóficas e conceituais em Aby Warburg, Walter Benjamin, Georges Bataille, Georges Didi-Huberman, Elio Graziolli, Pedro Salinas e Rosalind Krauss.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. O tempo que resta: um comentário à Carta aos Romanos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
ANTELO, Raul. Maria com Marcel: Duchamp nos trópicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
BATAILLE, Georges, Poussière. Documents, n. 5, Paris, oct. 1929.
BENJAMIN, Walter. Passagens. (Org. Willi Bolle). Belo Horizonte: UFMG/São Paulo: Imprensa Oficial, 2006, p. 141-159.
BORGES, Jorge Luis. El idioma analítico de John Wilkins. In: Obra Completa. Buenos Aires, Emecé, 1974.
DABOVE, Santiago. Ser pó. In: BORGES, J. L.; CASARES, A. B.; OCAMPO, S. (Org.). Antologia da literatura fantástica. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 157-163.
CARPENTIER, Alejo. Viagem à semente. In: NETO, Irinêo Baptista e TIZZOT, Thiago. Estórias. Curitiba: Arte e Letra Editora, 2010, p. 50-59.
DERRIDA, Jacques. Feu la cendre. Paris: Des Femmes, 1987.
DERRIDA, Jacques. Demorar: Maurice Blanchot. Florianópolis: Editora UFSC, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou a Gaia Ciência Inquieta. Lisboa: KKYM + EAUM, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Grisalha: poeira e poder do tempo. Lisboa: Editora KKYM + IHA, 2014.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GRAZIOLI, Elio. La polvere nell’arte. Milano: Bruno Mandatori, 2004.
KRAUSS, Rosalind. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge: MIT Press, 1986.
MARTINS, Maria. Poeira da Vida. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 12 nov. 1967.
MARTINS, Maria. Poeira da Vida. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 19 out. 1968.
MARTINS, Maria. Poeira da Vida. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 03 nov. 1968.
NANCY, Jean-Luc. O vestígio da arte. In: HUCHET, Stéphane (Org.). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 289-306.
RAMOS, Nuno. Lição de Geologia. In: O pão do corvo. São Paulo: Editora 34, 2011, p. 09-11.
SALINAS, Pedro. El polvo y los nombres. In. Ensayos de literatura hispânica. (Del Cantar de Mio Cid a García Lorca), Madrid: Aguilar, 1961, p. 127-142.
SEBALD, W. G. Os emigrantes. Rio de Janeiro: Record, 2002.
STEEDMAN, Carolyn. Dust: The Archive and Cultural History. New Brunswick: Rutgers University Press, 2002.
TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Josimar Ferreira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.