O outro, o mesmo, o gaúcho e suas vestes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i1.29690

Palavras-chave:

Indumentária, Gaúcho, Árabe, Manoelito de Ornellas, Pintores Orientalistas

Resumo

Em Warburg a indumentária é fundamental: os gestos, legíveis no movimento dos cabelos e nas roupas, eram sintomas do mundo antigo. Na vestimenta do gaúcho da arte do século XIX isso se verifica. Apresentado como mouro: assim se vê na pintura dos “orientalistas”, permitindo pensar, a respeito desse trânsito entre o mundo oriental e o rioplatense, que a memória existe mediante imagens recuperadas. Stoichita propõe o turbante como índice do Oriente e da alteridade. No caso do gaúcho, a identidade é dada pelo chiripá ou pela bombacha. Ornellas, em Gaúchos e Beduínos, insistena origem árabe do gaúcho. Mediante a escolha da montagem de Warburg queremos invocar o gaúcho de Monvoisin e Pallière para encontrá-lo em Ornellas, comparando as imagens de uns com a narrativa do outro, partindo dos panos/roupas descritos pelo último para remontarmos às pinturas como fontes possíveis que discutem uma tradição.

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Biografia do Autor

Joana Bosak de Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Joana Bosak de Figueiredo (doutora) é Professora de História, teoria e crítica de arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, e docente no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da UFRGS, em Porto Alegre, onde vive. Desenvolve pesquisa em História da Indumentária e da Moda, coordenando o grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda, registrado junto ao CNPq.

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

BOSAK DE FIGUEIREDO, J. O outro, o mesmo, o gaúcho e suas vestes. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 1, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i1.29690. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/29690. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Outros tempos e outras geografias / Otras épocas y otras geografías