Arquivos de dança no Brasil e a performatividade do passado
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.33171Palavras-chave:
arquivos, dança, performatividade, traço, passadoResumo
Este artigo consiste em numa revisão bibliográfica acerca do debate sobre arquivos de dança, entrecruzando-os com reflexões que atravessaram minha própria formação e trajetória como historiador da dança que realiza pesquisas a partir de um local específico, o Brasil. Os arquivos de dança no Brasil [sempre no plural] apresentam características e modus operandi consideravelmente diferentes uns dos outros, tornando bastante peculiar toda relação entre artistas e documentos e/ou entre pesquisadores acadêmicos e documentos. Embora a proposta possa parecer localizada, penso que há um potencial de generalização dos debates aqui propostos, uma vez que eles reconhecem algo que frequentemente atravessa textos históricos, opiniões de artistas e artigos sobre estudos de dança, tanto no Brasil quanto internacionalmente, que consiste em lidar com o próprio arquivo como um referente para um discurso que pode aspirar à verdade e fornece um vínculo material com o passado.
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