Cartografias na arte brasileira contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.33207

Palavras-chave:

mapa, cartografia, arte contemporânea brasileira, bienais de arte, exposições

Resumo

O tema da cartografia tem sido abordado com muita frequência na arte dos últimos anos, sendo explorado em obras e exposições brasileiras, principalmente a partir dos anos 1960. Este artigo verifica o crescimento dessa temática em obras criadas a partir dos anos 2000, apresentando os discursos cartográficos em grandes exposições brasileiras, como as Bienais de São Paulo e do Mercosul, para refletir sobre o seu interesse recente no tema. Considerando as abordagens expandidas e interdisciplinares da nova geração de artistas, argumenta-se sobre o exercício de escalabilidade adquirido da habilidade cartográfica, além de leituras miméticas e navegacionais demandadas pelas dimensões da arte contemporânea, bem como o uso dos mapas como crítica e posicionamento social e político por esta geração. As obras dos artistas Fábio Morais, Jaime Lauriano, Angela Detanico e Rafael Lain são analisadas como exemplos da nova geração e do uso contemporâneo de inspiração cartográfica na arte brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane de Almeida, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Jane de Almeida (Jane Mary Pereira de Almeida) é professora no departamento de Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi Visiting Fellow no departamento de História da Arte na Harvard University e professora convidada no departamento de Visual Arts na Universidade da Califórnia de San Diego (UCSD) e do Boston College, nos Estados Unidos. Foi artista em residência do Arthur C. Clarke Center for Human Imagination, na UCSD. Publicou livros e artigos sobre arte, cinema e ciência. Foi curadora das exposições de artes visuais Ordenação e Vertigem: Bispo do Rosário, Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB/SP), Harun Farocki: Programando o Visível (Paço das Artes), Ulla, Ulla, Ulla. Marcianos, intergalácticos e humanos (Casanova), Off-the-radar (UCSD), Zero Black: Aldo Tambellini (Casanova e Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP), entre outros.

Débora Setton, Museu Judaico de São Paulo (MUJ)

Débora Setton é doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, tem especialização em Museografia pela Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM, Master em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, e graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP. Atua com curadoria de exposições, coordenação de projetos culturais, produção cultural e coordenação editorial. Atualmente integra a equipe de Curadoria e Participação do Museu Judaico de São Paulo, MUJ.

Referências

ADONIAS, Isa. Mapa: imagens da formação territorial brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Odebrecht, 1993.

ALMEIDA, Jane de. Escalabilidade. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 32-37, dez. 2014.

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BRITO CIMINO (org.). Nelson Leirner: Assim é… se lhe parece. Catálogo de exposição. São Paulo: Grupo Takano, 2003.

CABALLERO, Germán Rubiano. Art of Latin America, 1981-2000. Washington, D.C.: Inter-Amer Development Bank, 2001.

EDNEY, Matthew. Map History’s Big Bang. November 06, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3yupvha . Acesso em: 6 abr. 2023.

EDNEY, Matthew. Putting “Cartography” into the History of Cartography: Arthur H. Robinson, David Woodward, and the Creation of a Discipline. Cartographic perspectives, Milwaukee, num. 51, p. 15-29, Spring 2005.

ESCHE, Charles. Map. In: ENGUITA, Nuria; BELTRÁN, Erick (org.). Guia 31ª Bienal de São Paulo: como (…) coisas que não existem. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014.

FARIAS, Agnaldo (curador). A vastidão dos mapas: arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. Catálogo de Exposição. São Paulo: Perfil Cultura, 2018.

FARIAS, Agnaldo. Bienal de São Paulo, 50 anos: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.

FRIENDLY, Michael; DENIS Daniel J. Milestones in the history of thematic cartography, statistical graphics, and data visualization. 2001. Disponível em: https://bit.ly/3DE7lgQ. Acesso em: 6 abr. 2023.

GARFIELD, Simon. On the Map: A Mind-Expanding Exploration of the Way the World Looks. UK: Avery, 2013.

GAUDÊNCIO, Fidelis. Uma história concisa da Bienal do Mercosul. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2005.

HARLEY, John Brian. The Map and the Development of the History of Cartography. In HARLEY, John Brian; Woodward, David (ed.). The History of Cartography. Volume 2, Book 1: Cartography in the Traditional Islamic and South Asian Societies. Chicago and London: University of Chicago Press. 1992.

HARMON, Katharine. The map as art: contemporary artists explore cartography. With essays by Gayle Clemans. New York: Princeton Architectural Press, 2009.

HERKENHOFF, Paula; MESQUITA, Ivo; MELLADO, Justo Pastor. Cartographies. Winnipeg: The Winnipeg Art Gallery, 1993. Catálogo de exposição.

KERINSKA, Nikoleta. Apresentações. In A vastidão dos mapas: arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. São Paulo: Perfil Cultura, 2018. Catálogo de Exposição.

KROGT, Peter van der. The Origin of the Word ‘Cartography’. e-Perimetron, v. 10, n. 3, p. 124-142, 2015.

LATOUR, Bruno. Cognição e visualização. Terra Brasilis, n. 4; fev. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3yACFZZ. Acesso em: 17 maio 2023.

LATOUR, Bruno. Entrando em território arriscado. Terra Brasilis, n. 2, jun. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3gS3aUF. Acesso em: 17 maio 2023.

MAGALHÃES, Fábio (org.). XIV Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1977. Disponível em: https://bit.ly/3kG7iIM. Acesso em: 9 nov. 2022. Catálogo de exposição.

MARQUEZ, Renata. Cartografia. Tipografia. In MUSEU de Arte da Pampulha. Projeto Arte Contemporânea: A. Detanico, R. Lain. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2008. Catálogo de Exposição.

MEIRELES, Cildo; FRAGA, Marina; URANO, Pedro. Carbono entrevista Cildo Meireles. Carbono, Rio de Janeiro, n. 4, primavera, 2013.

MELENDI, Maria Angélica. Glosas sobre colonialidade, arte, América Latina e Brasil. In: SP-ARTE, São Paulo: SP-Arte, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3yDFFEW. Acesso em: 25 maio 2023.

MESQUITA, André Luiz. Mapas dissidentes: proposições sobre um mundo em crise. 1960-2010. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de são Paulo, São Paulo, 2013.

MESQUITA, Ivo. The Curator as a Cartographer. In: HERKENHOFF, Paula; MESQUITA, Ivo; MELLADO, Justo Pastor. Cartographies. Winnipeg: The Winnipeg Art Gallery, 1993. Catálogo de exposição, 19 de março a 6 de junho de 1993.

MONMONIER, Mark. How to lie with maps. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

PEDROSA, Adriano; TOLEDO, Tomás. Anna Bella Geiger: Brasil nativo / Brasil alienígena. São Paulo: MASP; SESC, 2019. Catálogo de exposição.

PONGE, Robert. Surrealismo e viagens. In: PONGE, Robert (org.). Surrealismo e Novo Mundo. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1999. p. 55-75.

RAMOS, Alexandre Dias (coord.). 8ª Bienal do Mercosul: ensaios de geopoética. Curador Geral: José Roca. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011. Catálogo de exposição. Curadoria Adjunta: Alexia Tala, Cauê Alves, Paola Santoscoy. Curador pedagógico: Pablo Helguera. Curadora Convidada: Aracy Amaral. Curadora Assistente: Fernanda Albuquerque,

ROCA, José. Geopoéticas. In: RAMOS, Alexandre Dias (coord.). 8ª Bienal do Mercosul: ensaios de geopoética. Curador Geral: José Roca. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011. Catálogo de exposição. Curadoria Adjunta: Alexia Tala, Cauê Alves, Paola Santoscoy. Curador pedagógico: Pablo Helguera. Curadora Convidada: Aracy Amaral. Curadora Assistente: Fernanda Albuquerque,

SANTARÉM, Manuel de Francisco de Barros. Correspondência do 2º Visconde de Santarém. Volumes 6-8. Londres: Forgotten Books, 2018.

SMITH, Terry. Currents of world-making in contemporary art. World Art, v. 1, n. 2, p. 171-188, 2011. DOI: 10.1080/21500894.2011.602712.

SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: University of Chicago Press, 2009.

TIBERGHIEN, Gilles. Imaginário cartográfico na arte contemporânea: sonhar o mapa nos dias de hoje. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, n. 57, p. 233-251, dez. 2013.

TOLEDO, Tomás. Vísceras, mapas e retratos. In: PEDROSA, Adriano; TOLEDO, Tomás (org.). Anna Bella Geiger: Brasil nativo/Brasil alienígena. São Paulo: MASP; SESC, 2019. Catálogo de exposição.

TUFTE, Edward. Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative. Connecticut: Graphic Press, 1997.

VISCONTI, Jacopo Crivelli (org.). Fabio Morais. Rio de Janeiro, Automatica: 2018. Catálogo de exposição.

WATSON, Ruth. Mapping and Contemporary Art. The Cartographic Journal, v. 46, n. 4, p. 293-307, Nov. 2009. Art & Cartography Special Issue,

WOOD, Denis; FELS, John. The power of maps. New York: Guilford Publications, 1992.

WOOD, Denis; KRYGIERS, John. Rethinking the power of maps. New York: The Guilford Press, 2010.

ZANINI, Walter. Introdução. In: XVI Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1981. Catálogo de exposição.

Sites

DETANICO, Angela; LAIN, Rafael. Website pessoal. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2V9hNvo. Acesso em: 6 nov. 2022.

LAURIANO, Jaime. Website pessoal. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3yusbve. Acesso em: 26 abr. 2023.

MORAIS, Fabio. Website pessoal. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3mTeMuG. Acesso em: 6 nov. 2022.

VERMELHO, Galeria. Artista: Detanico Lain. Disponível em: https://bit.ly/3mXqWTn. Acesso em: 26 abr. 2023.

Downloads

Publicado

04-12-2024

Como Citar

ALMEIDA, J. M. P. de; SETTON, D. Cartografias na arte brasileira contemporânea. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.33207. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33207. Acesso em: 4 dez. 2024.