Desenvolvimento da produção musical, dos grandes estúdios ao quarto da sua casa: ressignificação profissional ou trabalho precarizado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.33961

Palavras-chave:

precarização, música, uberização, prossumidor, pirataria

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a precarização do trabalho a partir das mudanças que influenciaram as atividades produtivas no setor musical. Parte-se da relação entre as novas formas de produzir e consumir música quando impactadas pelos avanços tecnológicos e pirataria do século XXI à discussão que evidencia a influência do prossumidor. Buscamos na literatura crítica em gestão de pessoas as bases para discutir relações de trabalho precarizadas e suas consequências nas carreiras de músicos profissionais. A precarização/uberização do trabalho também alcançou a profissão do músico, de modo que pensar em carreira musical, hoje, é também pensar nas relações de trabalho e no meio a qual se está inserido. Assim, a tomada da consciência de classe e a organização coletiva são fundamentais para garantir melhores condições de trabalho.

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Biografia do Autor

Gustavo dos Santos Miranda de Avelar, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Gustavo dos Santos Miranda de Avelar é graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2022). Atualmente, é pós-graduando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, CEPEAD), na linha de pesquisa “Estudos Organizacionais, Trabalho e Pessoas”, e é membro do NEOS – Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. 

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Alexandre de Pádua Carrieri é Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2001). Desde 2002 é Professor da UFMG, na Faculdade de Ciências Econômicas, FACE, e no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, CEPEAD. Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade, NEOS. Atua na linha de pesquisa “Estudos Organizacionais e Sociedade” no CEPEAD. Foi editor da revista G&S, Gestão e Sociedade. Atividades passadas: membro suplente, depois titular e coordenador do Comitê de Assessoramento de Administração, Economia e Contabilidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, CNPq; coordenador da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais, EOR, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, ANPAD; integrante do Projeto Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.

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Publicado

30-11-2024

Como Citar

AVELAR, G. dos S. M. de; CARRIERI, A. de P. Desenvolvimento da produção musical, dos grandes estúdios ao quarto da sua casa: ressignificação profissional ou trabalho precarizado?. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.33961. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33961. Acesso em: 12 dez. 2024.