Desenvolvimento da produção musical, dos grandes estúdios ao quarto da sua casa: ressignificação profissional ou trabalho precarizado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.33961

Palavras-chave:

precarização, música, uberização, prossumidor, pirataria

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a precarização do trabalho a partir das mudanças que influenciaram as atividades produtivas no setor musical. Parte-se da relação entre as novas formas de produzir e consumir música quando impactadas pelos avanços tecnológicos e pirataria do século XXI à discussão que evidencia a influência do prossumidor. Buscamos na literatura crítica em gestão de pessoas as bases para discutir relações de trabalho precarizadas e suas consequências nas carreiras de músicos profissionais. A precarização/uberização do trabalho também alcançou a profissão do músico, de modo que pensar em carreira musical, hoje, é também pensar nas relações de trabalho e no meio a qual se está inserido. Assim, a tomada da consciência de classe e a organização coletiva são fundamentais para garantir melhores condições de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo dos Santos Miranda de Avelar, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Gustavo dos Santos Miranda de Avelar é graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2022). Atualmente, é pós-graduando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, CEPEAD), na linha de pesquisa “Estudos Organizacionais, Trabalho e Pessoas”, e é membro do NEOS – Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. 

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Alexandre de Pádua Carrieri é Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2001). Desde 2002 é Professor da UFMG, na Faculdade de Ciências Econômicas, FACE, e no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, CEPEAD. Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade, NEOS. Atua na linha de pesquisa “Estudos Organizacionais e Sociedade” no CEPEAD. Foi editor da revista G&S, Gestão e Sociedade. Atividades passadas: membro suplente, depois titular e coordenador do Comitê de Assessoramento de Administração, Economia e Contabilidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, CNPq; coordenador da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais, EOR, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, ANPAD; integrante do Projeto Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.

Referências

ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização: a era do trabalhador just-in-time? Estudos avançados, v. 34, n. 98, p. 111-126, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VHXmNyKzQLzMyHbgcGMNNwv/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.

ABÍLIO, Ludmila Costhek; AMORIM, Henrique; GROHMANN, Rafael. Uberização e plataformização do trabalho no Brasil: conceitos, processos e formas. Sociologias, v. 23, n. 57, p. 26-56, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/116484. Acesso em: 20 nov. 2024.

ANDERSON, Chris. A cauda longa. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2006.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital. São Paulo: Aleph, 2009.

CARVALHO, José Jorge de. Transformações da sensibilidade musical contemporânea. Horizontes antropológicos, v. 5, n. 11, p. 53-91, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/W6yGpxd5xTfPgDbt9b983Tq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.

COMO fazer dinheiro com música? Jacques Figueiras e Nelson Faria [Empreendendo na música]. Publicado pelo canal Um café lá em casa, YouTube, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u5hv4WHOXZo. Acesso em: 29 mar. 2022.

CORTÊS, M. R.; REIS, L. C. dos; BENZE, R. P.; DELGADO, S. S.; CÔRTES, F. V. F. R. A cauda longa e a mudança do modelo de negócio no mercado fonográfico: reflexões acerca do impacto das novas tecnologias. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, XXVIII, 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008. Disponível em https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STP_069_490_11917.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

COSTA, Edwaldo; MIRANDA, Rafael Dutra. Seleção Brasileira ou Youtuber: crianças e adolescentes no mundo pós-moderno. Revista Alterjor, v. 20, n. 2, p. 42-62, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/157739. Acesso em: 20 nov. 2024.

COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega; LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza. A vontade de potência do prossumidor: uma análise da vontade e da força da vontade nas práticas dos potterheads. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 2, p. 161-193, 2019. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/2448. Acesso em: 20 nov. 2024.

COSTA, Matheus Bigogno. O que é armazenamento em nuvem e como funciona. [S. l.]: Canaltech, 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/armazenamento-em-nuvem-o-que-e/. Acesso em: 09 jun. 2022.

DI FÁTIMA, Branco. A invenção dos anônimos: do home studio às redes sociais. Sessões do Imaginário, v. 17, n. 27, 2012. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/famecos/article/view/10953. Acesso em: 20 nov. 2024.

FERRAZ, Deise Luiza da Silva; FRANCO, David Silva; MACIEL, Jéssica Alves. Desvelando o “prosumption”: o consumidor-produtor no movimento do capital. São Paulo: XLIII Encontro da Anpad – EnANPAD 2019, 2019.Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjczMjQ=. Acesso em: 20 nov. 2024.

FILGUEIRAS, Vitor; ANTUNES, Ricardo. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. Revista Contracampo, v. 39, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/38901. Acesso em: 20 nov. 2024.

FONSECA, M. J.; GONÇALVES, M. A.; OLIVEIRA, M. O. R. de; TINOCO, M. A. C. Tendências sobre as comunidades virtuais da perspectiva dos prosumers. RAE eletrônica, São Paulo, v. 7, n. 2, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/raeel/a/FBs4tPM96Kn4kj45NnfmPDQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.

FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Revista Marx e o Marxismo – Revista do NIEP-Marx, v. 5, n. 8, p. 45-67, 2017. Disponível em: https://www.niepmarx.com.br/index.php/MM/article/view/220. Acesso em: 20 nov. 2024.

FRANCO, David Silva; FERRAZ, Deise Luiza da Silva. Uberização do trabalho e acumulação capitalista. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, p. 844-856, 2019. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/76936. Acesso em: 20 nov. 2024.

IAZZETTA, Fernando. Reflexões sobre a Música e o Meio. In: Encontro da ANPPOM, XIII, 2001, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2001. v. 1, p. 200-210. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anppom_2001_1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; CAMPOS, Luiza Borges. Rádio social: novos intermediários da indústria da música. Novos Olhares, v. 4, n. 1, p. 205-220, 2015. Disponível em: https://revistas.usp.br/novosolhares/article/view/86410. Acesso em: 20 nov. 2024.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; HERSCHMANN, Micael. A reconfiguração da indústria da música. E-Compós, v. 14, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/524. Acesso em: 20 nov. 2024.

LIMA, Maurício Marley Saraiva. A evolução do mercado musical: da “pirataria” às novas mídias digitais. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32963. Acesso em: 20 nov. 2024.

MALVEZZI, Sigmar. Empregabilidade e carreira. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 2, p. 64-68, 1999. Disponível em: https://revistas.usp.br/cpst/article/view/25824. Acesso em: 20 nov. 2024.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 27 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. Livro I.

METEORO BRASIL – COMO FALAR COM UM TERRAPLANISTA (com Paulo Galo). Youtube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aFkbdFRUeXg. Acesso em: 13 abr. 2022.

RIBEIRO, Luiz Gustavo. Apple Music disponibiliza playlist Replay 2022. MacMagazine¸15 fev. 2022. Disponível em: https://macmagazine.com.br/post/2022/02/15/apple-music-disponibiliza-playlist-replay-2022/. Acesso em: 12 abr. 2022

ROCHA, Natacha Silva da. “O que eu trabalho hoje, é com vídeos”: a construção da carreira de YouTuber a partir da análise de vídeos draw my life. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181166. Acesso em: 20 nov. 2024.

SOUZA, Diego de Oliveira. A funcionalidade do salário por peça no trabalho mediado por plataformas digitais. Revista Katálysis, v. 25, p. 383-391, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/82662. Acesso em: 20 nov. 2024.

VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Resultados Digitais, 23 maio 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 09 jun. 2022.

YOUTUBE. Como o YouTube gerencia o conteúdo protegido por direitos autorais? Disponível em: https://www.youtube.com/intl/ALL_br/howyoutubeworks/our-commitments/safeguarding-copyright/ . Acesso em: 12 set. 2022.

Publicado

30-11-2024

Como Citar

AVELAR, G. dos S. M. de; CARRIERI, A. de P. Desenvolvimento da produção musical, dos grandes estúdios ao quarto da sua casa: ressignificação profissional ou trabalho precarizado?. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.33961. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33961. Acesso em: 4 dez. 2024.