Breve panorama dos usos, desusos e reúsos dos termos algoritmo, generativo, procedural e metacriativo: proposição de uma diacronia para as terminologias associadas à música computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.35468

Palavras-chave:

composição algorítmica, composição procedural, música generativa, música metacriativa

Resumo

Observa-se que, no contexto da música computacional, as expressões "composição algorítmica", "música generativa", "composição procedural" e "música metacriativa" tem uso recorrente e intercambiável. A coexistência dessas terminologias, bem como os usos livres e transdisciplinares de procedimentos similares, faz com que as fronteiras delimitadoras dos conceitos sejam cada vez mais deslocadas e imprecisas. Em vista disto, o objetivo deste texto é fornecer propostas de distinções entre esses termos e apresentar a sugestão de uma diacronia com intuito de ilustrar os usos e reúsos destes termos.  A abordagem metodológica adotada foi a análise quali-quantitativa da produção levantada por meio de buscas em bases de dados online. Nosso interesse é, por meio de análise de terminologias, compreender as inovações e transformações que impactaram o campo da criação musical assistida por computador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antenor Ferreira Corrêa, Universidade de Brasília (UNB)

Percussionista, compositor, pesquisador e Professor Associado da Universidade de Brasília. Possui bolsa produtividade (PQ 2) concedida pelo CNPq. Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Riverside, bolsa Capes (2014) e bolsa Fundación Carolina, Universidade de Granada (2019). Publicou os livros Ecotecnoceno: poéticas artísticas diante dos desafios ambientais (2025); Music, Speech, and Mind (2019); Análise musical como princípio composicional (2014). É coordenador do MediaLab/UnB – Laboratório de Pesquisas em Arte Computacional.  

Lucas Calado Jofilsan, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Músico e pesquisador interessado por temas que circundam o universo da música e da tecnologia. Possui mestrado em Música pelo Programa de Pós-Graduação em música da Universidade de Brasília (UnB), tendo desenvolvido pesquisa sobre música generativa para videogames. Possui bacharelado em violão pela Universidade de Brasília (UnB) e em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente, cursa o doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de Engenharia de Software, desenvolvendo pesquisa sobre o uso de sound nudge para, por meio de jogos sérios, mitigar a desinformação e fake news. Em suas pesquisas, propõe a integração dos temas música, tecnologia e interação humano-computador.

Referências

ALPERN, Adam. Techniques for algorithmic composition of music. 1995. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=d701dd6cdc82ed544422c553dab59426f759d558. Acesso em: 31 maio 2024.

AL-RIFAIE, Asmaa Majid; AL-RIFAIE, Mohammad Majid. Generative music with stochastic diffusion search. In: Johnson, C.; Carballal, A.; Correia, J. (ed.). Evolutionary and Biologically Inspired Music, Sound, Art and Design: 4th International Conference, EvoMUSART 2015, Proceedings. Cham: Springer, 2015. p. 1-14.

AMATO, Alba. Procedural content generation in the game industry. In: KORN, Oliver; LEE, Newton. Game Dynamics: Best Practices in Procedural and Dynamic Game Content Generation. Springer Editors, p. 15-25, 2017.

ARIZA, Christopher. The interrogator as critic: The Turing test and the evaluation of generative music systems. Computer Music Journal, v. 33, n. 2, p. 48-70, 2009.

BILES, John A. GenJam in Transition: from Genetic Jammer to Generative Jammer. In: GENERATIVE ART 2002. Milan: 5th International Conference GA 2002, 2002. p. 8.1-8.5. Disponível em: https://www.artscience-ebookshop.com/ebooks_free/GA2002_proceedings.pdf. Acesso em: 31 maio 2024.

BIRCHFIELD, David. Generative model for the creation of musical emotion, meaning, and form. In: 2003 ACM SIGMM WORKSHOP ON EXPERIENTIAL TELEPRESENCE. Proceedings [...]. 2003. p. 99-104.

BODEN, Margaret A.; EDMONDS, Ernest A. What is generative art? Digital Creativity, v. 20, n. 1-2, p. 21-46, 2009.

BODILY, Paul M.; VENTURA, Dan. Musical metacreation: past, present, and future. In: SIXTH INTERNATIONAL WORKSHOP ON MUSICAL METACREATION. Proceedings [...]. 2018.

BRITANNICA. “algorithm”. Encyclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/science/algorithm. Acesso em: 14 jan. 2024

BROWN, Andrew R.; SORENSEN, Andrew. Interacting with Generative Music through Live Coding. Contemporary Music Review, v. 28, n. 1, p. 17-29, 2009.

BROWN, Paul. Is the Future of Music Generative? Semantic Scholar, 2005. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:201043305. Acesso em: 31 maio 2024.

CARLSON, Kristin et al. Cochoreo: A Generative Feature in idanceForms for Creating Novel Keyframe Animation for Choreography. In: 7th INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL CREATIVITY. Proceedings [...]. 2016.

CARNOVALINI, Filippo. Open challenges in musical metacreation. In: 5th EAI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SMART OBJECTS AND TECHNOLOGIES FOR SOCIAL GOOD. Proceedings [...]. 2019. p. 124-125.

CASTRO, Pedro M. R. Vieira de. Geração de conteúdo procedimental para jogos com base em música. 2017. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação) –Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2017. Versão em inglês: Music-Based Procedural Content Generation for Games.

CHOMSKY, Noam. Aspects of the Theory of Syntax. 50. ed. MIT Press, 1965. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/j.ctt17kk81z. Acesso em: 31 maio 2024.

CHOMSKY, Noam. Three Models for the Description of Language. IRE Transactions on Information Theory, v. 2, n. 3, p. 113-124, 1956.

COLLINS, Karen. An Introduction to Procedural Music in Video Games. Contemporary Music Review, v. 28, n. 1, p. 5-15, 2009.

COLLINS, Nick; MCLEAN, Alex. Algorave: Live Performance of Algorithmic Electronic Dance Music. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION. Proceedings [...]. 2014. p. 355-358.

COPE, David. The Algorithmic Composer. Madison: A-R Editions, 2000.

DORIN, Alan. Generative processes and the electronic arts. Organised Sound, v. 6, n. 1, p. 47-53, 2001.

EDWARDS, Michael. Algorithmic composition: computational thinking in music. Communications of the ACM, v. 54, n. 7, p. 58-67, 2011.

EIGENFELDT, Arne et al. Towards a Taxonomy of Musical Metacreation: Reflections on the First Musical Metacreation Weekend. In: AAAI CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND INTERACTIVE DIGITAL ENTERTAINMENT. Proceedings [...]. [S. l.], v. 9, n. 5, p. 40-47, 2013 [2021]. DOI: 10.1609/aiide.v9i5.12647. Disponível em: https://ojs.aaai.org/index.php/AIIDE/article/view/12647. Acesso em: 15 maio 2025.

EIGENFELDT, Arne. Generative Music for Live Performance: Experiences with real-time notation. Organised Sound, v. 19, n. 3, p. 276-285, 2014.

GALANTER, Philip. What Is Generative Art? Complexity Theory as a Context for Art Theory. 2003. Disponível em: https://www.philipgalanter.com/downloads/ga2003_paper.pdf. Acesso em: 31 maio 2024.

HAMANAKA, Masatoshi; HIRATA, Keiji; TOJO, Satoshi. Implementing “A generative theory of tonal music”. Journal of New Music Research, v. 35, n. 4, p. 249-277, 2006.

HANSEN, Niels. The Legacy of Lerdahl and Jackendoff’s ‘A Generative Theory of Tonal Music’: Bridging a significant event in the history of music theory and recent developments in cognitive music research. Danish Yearbook of Musicology. v. 38, p. 33-55, 2010.

HEDEMANN, Callum; SORENSEN, Andrew; BROWN, Andrew R. Metascore: User interface design for generative film scoring. In: SOUND : SPACE: Proceedings of The Australasian Computer Music Conference 2008. Sydney: Australasian Computer Music Association, 2008. p. 25-30.

HIGGINBOTHAM, James. Noam Chomsky’s linguistic theory. Social Research, v. 49, n. 1, p. 143-157, 1982.

JÄRVELÄINEN, Hanna. Algorithmic musical composition. In: TIK-111.080 SEMINAR ON CONTENT CREATION: Spring 2000 Art@Science. Helsinki: Helsinki University of Technology; Telecommunications software and multimedia laboratory, 2000.

KIRKE, Alexis; MIRANDA, Eduardo R. Combining eeg frontal asymmetry studies with affective algorithmic composition and expressive performance models. In: ICMC, 2011. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=37c1405913f2690f2c061e659e59c6f4ea364448. Acesso em: 31 maio 2024.

LANGSTON, Peter. Six techniques for algorithmic music composition. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 1989. Proceedings [...]. Columbus, Ohio: Citeseer, 1989, p. 59-119.

LERDAHL, Fred & JACKENDOFF, Ray. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge: MIT Press, 1983.

LIU, Chien-Hung; TING, Chuan-Kang. Computational intelligence in music composition: A survey. IEEE Transactions on Emerging Topics in Computational Intelligence, v. 1, n. 1, p. 2-15, 2016.

LOMBARDO, Giuliano. Composizione algoritmica e creatività automatica. Rivista di Psicologia dell’Arte, Accademia di Belle Arti di Sassari, v. XXXI, n. 21, p.3-6, 2010.

LOWRY, T. J. Solution of a Problem in Surveying. The Analyst, v. 2, n.1, p. 18–20, 1875. JSTOR. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2635683. Acesso em: 6 fev. 2024.

MANARIS, Bill; STEVENS, Blake; BROWN, Andrew R. JythonMusic: An environment for teaching algorithmic music composition, dynamic coding and musical performativity. Journal of Music, Technology & Education, v. 9, n. 1, p. 33-56, 2016.

MANNING, Peter. Eletronic and Computer Music. Oxford, Clarendon Press, 1985.

MARCHINI, Matheus. Ministrel: composição algorítmica para leigos em música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

MENEGUETTE, Lucas. Aspectos cognitivos na teoria gerativa da música tonal. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 5, 2011.

MENEZES, José Marcos Alves. Composição algorítmica de fugas ao estilo de J. S. Bach. 2008. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

MOSCHOVAKIS, Yiannis N. What Is an Algorithm?. In: ENGQUIST, B.; SCHMID, W. (ed.) Mathematics Unlimited – 2001 and Beyond. Berlin: Springer, 2001.

NADDEO, Diogo Navarro Loureiro de Barros. Arte Generativa: uma análise conceitual, processual e referencial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte Visuais) – Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2014.

NAKE, Frieder. The Pioneer of Generative Art: Georg Nees. Leonardo, v. 51, n. 3, p. 277–279, 2018.

O’ROURKE, Michelle. The Ontology of Generative Music Listening. PhD Thesis (Doctor of Philosophy) – School of Arts and Cultures, Newcastle University, 2014. Disponível em: https://theses.ncl.ac.uk/jspui/bitstream/10443/2764/1/O%27Rourke%2C%20M.%202015.pdf. Acesso em: 31 maio 2024.

OLIVEIRA, Nuno Filipe Bernardino. Music-Based Procedural Content Generation for Games. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) – Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

OLIVEIRA, Vitor Mendes de. O uso do conceito de algoritmo nas pesquisas brasileiras em música. Anais do SIMPOM, n. 6, p. 74-85, 2020.

PAPADOPOULOS, George; WIGGINS, Geraint. AI Methods for Algorithmic Composition: A Survey, a Critical View and Future Prospects. In: AISB’99 SYMPOSIUM ON MUSICAL CREATIVITY. Proceedings [...]. Brighton, UK: AISB (Society for the Study of Artificial Intelligence and the Simulation of Behaviour), 1999. p. 110-117.

PASQUIER, Philippe et al. An introduction to musical metacreation. Computers in Entertainment (CIE), v. 14, n. 2, p. 1-14, 2017.

PLUT, Cale; PASQUIER, Philippe. Generative Music in Video Games: State of the Art, Challenges, and Prospects. Entertainment Computing, v. 33, p. 100337, 2020.

POTTS, Robert. Elementary Algebra: With Brief Notices of Its History. London: Longmans, 1879.

RAGLIO, Alfredo; VICO, Francisco. Music and technology: The curative algorithm. Frontiers in psychology, v. 8, p. 2055, 2017.

ROADS, Curtis. The Computer Music Tutorial. Boston: MIT Press, 1996.

RONDELEUX, Luc. Une histoire de l’informatique musicale entre macroforme et microcomposition. In: JIM 99, Journées d’Informatique Musicale. Paris, 1999. Disponível em: https://hal.science/hal-01994123/document. Acesso em: 31 maio 2024.

ROSEBUSH, J. The Proceduralist Manifesto. Leonardo: Supplemental Issue, Computer Art in Context, v. 2, p. 55-56, 1989.

SHAKER, Noor; TOGELIUS, Julian; NELSON, Mark J. Procedural Content Generation in Games. Switzerland: Springer Cham, 2016.

SILVA, Mathews J.; CORRÊA, Antenor Ferreira. A questão da não-linearidade no âmbito da composição para jogos digitais. Música Theorica, v. 8, n. 2, p. 122-145, 2023.

SMITH, Gillian. An Analog History of Procedural Content Generation. In: 10th INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE FOUNDATIONS OF DIGITAL GAMES (FDG 2015). Proceedings [...]. Pacific Grove: 2015.

SNELL, John. Editorial Introduction. Computer Music Journal, MIT, v. 1, n. 1, 1977.

TATAR, Kıvanç; PASQUIER, Philippe. Musical agents: A typology and state of the art towards musical metacreation. Journal of New Music Research, v. 48, n. 1, p. 56-105, 2019.

TOGELIUS, J.; KASTBJERG, E.; SCHEDL, D.; YANNAKAKIS, G. N. What is procedural content generation? Mario on the borderline. In: 2nd INTERNATIONAL WORKSHOP ON PROCEDURAL CONTENT GENERATION IN GAMES. Proceedings [...]. 2011. p. 1-6.

TUIS, Riccardo Tristano. 432 Hertz: la Rivoluzione Musicale: L’Accordatura Aurea per intonare la musica alla biologia. Padova: Nexus Edizioni, 2010.

WOOLLER, R.; BROWN, A. R. et al. A framework for comparison of processes in algorithmic music systems. In: EDMONDS, Ernest; BROWN, Paul; BURRASTON, Dave (ed.). Generative Arts Practice 2005: A Creativity & Cognition Symposium. Sydney: Creativity and Cognition Studios Press, 2005. p. 109-124.

WORRALL, David. Procedural Composition: an overview. In: SYNAESTHETICA ’94 SYMPOSIUM. Proceedings [...]. Camberra: 1994. Disponível em: https://www.avatar.com.au/downloads/papers/Procedural%20Composition.pdf. Acesso em: 31 maio 2024.

YANG, Li-Chia; LERCH, Alexander. On the evaluation of generative models in music. Neural Computing and Applications, v. 32, n. 9, p. 4773-4784, 2018.

ZATTRA, Laura. Studiare la computer music: definizioni, analisi, fonti. Padova: Libreria universitária, 2011.

Publicado

05-06-2025

Como Citar

CORRÊA, Antenor Ferreira; JOFILSAN, Lucas Calado. Breve panorama dos usos, desusos e reúsos dos termos algoritmo, generativo, procedural e metacriativo: proposição de uma diacronia para as terminologias associadas à música computacional. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i1.35468. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/35468. Acesso em: 20 jul. 2025.