Canção popular e política: Ary Barroso e a assinatura sonora da nação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.36188

Palavras-chave:

Ary Barroso, história do Brasil República, samba-exaltaç˜ão, assinatura sonora da nação, música e política

Resumo

Empreende-se uma análise histórico-musical da possibilidade de se usar a canção como instrumento de convencimento político. Por meio da observação de parâmetros que conformam a canção, almeja-se a compreensão de elementos corresponsáveis pelo engajamento do signo musical. Tal tratamento político da produção artística é observado a partir da investigação realizada num importante período da história republicana do Brasil: o Estado Novo. A escolha do recorte se dá pela efetivação de uma ditadura e pelo tensionamento de forças que lançaram mão de artifícios para a efetivação de uma cartilha ideológica. Ponto nevrálgico deste processo é a produção de representações e imagens (acústicas) capazes de acessar o imaginário de um idealizado “povo brasileiro”. Os sambas-exaltação de Ary Barroso – destacadamente Aquarela do Brasil - são nossas fontes . Suas canções foram tomadas como meio de conformação de uma fala discursivo-musical que desenha e constrói o que se convencionou chamar de “povo brasileiro”.

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Biografia do Autor

Ricardo Alexandre de Freitas Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ricardo Lima (ou Ricardo Frei) é graduado em Comunicação Social pela UFMG, mestre em História e doutor em Música pela Unicamp. Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, onde leciona Canto Popular, História e Literatura do Canto e da Canção Popular e outras disciplinas. Docente em programas de pós-graduação em música da UFRN e da UFMG, respectivamente nas linhas de pesquisa Processos e Dimensões da Formação Artística e Música e Cultura. Líder dos grupos de pesquisa Nheengaratã (UFRN) e Vox Mundi (Unicamp). Investiga as indicialidades da voz cantada e o impacto de agentes não humanos e das formas contemporâneas de consumo de bens simbólicos na reconfiguração da tradição da canção popular. Suas pesquisas são fundamentadas em teorias e metodologias da Semiótica, História e Ciências Sociais, com destaque para a influência do pensamento latouriano. Autor de Canto popular brasileiro contemporâneo: actâncias vocais, cartografias gestuais e a tradição da canção. Além de pesquisador, é cantor, compositor e audioartista.

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Publicado

30-11-2024

Como Citar

LIMA, R. A. de F. Canção popular e política: Ary Barroso e a assinatura sonora da nação. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.36188. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/36188. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte