Um músico “filho de gente de cor”: escritas nacionalistas sobre José Maurício Nunes Garcia nas páginas da revista "Illustração Musical" (1930)
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.38768Palavras-chave:
José Maurício Nunes Garcia, nacionalismo musical, relações étnicos-raciais, modernismo, branquitudeResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as homenagens ao Padre José Maurício Nunes Garcia nas páginas da revista Illustração Musical (1930), no centenário de sua morte. A pesquisa se volta para a compreensão de como os intelectuais nacionalistas do século XX abordaram a biografia do religioso afrodescendente e as dinâmicas das relações étnico-raciais. Destaca-se o papel da revista na difusão de uma narrativa que, ao valorizar a trajetória do músico, também omite ou suaviza as questões raciais. O estudo problematiza as representações de José Maurício como símbolo da cultura nacional e evidencia as complexas interseccionalidades entre arte, religião e raça. Sendo assim, por meio das interpretações dessas narrativas, busca-se contribuir para uma compreensão crítica da História da Educação Musical no Brasil.
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