Na batida do Tambor de Crioula: ecoando saberes afro-brasileiros na educação
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.38910Palavras-chave:
tambor de crioula, educação antirracista, práticas pedagógicas, educação e artes, inclusão culturalResumo
Este artigo analisa o Tambor de Crioula como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem e nas criações artísticas de estudantes do 8º ano, com enfoque nas contribuições afro-brasileiras à sociedade e às artes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, promovendo a participação colaborativa para alcançar os objetivos propostos. Foi observado que os conteúdos sobre o Tambor de Crioula são raramente trabalhados em sala de aula e praticamente ausentes nos livros de Artes do Programa Nacional do Livro Didático, PNLD. Destaca-se que ele é manifestação popular maranhense de grande ancestralidade, resistência negra e riqueza cultural. O Tambor de Crioula, quando inserido no contexto educacional, contribui para o reconhecimento da herança afro-brasileira, a construção de identidades e a promoção de representatividade. É necessário ampliar o diálogo sobre práticas pedagógicas, criação artística e inclusão de conteúdos culturais nos materiais didáticos, destacando o potencial do Tambor de Crioula para enriquecer a educação e valorizar a história/cultura afro-brasileira.
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