Pesquisa, experimentação e criação em teatro no século XX

Autores

  • Marco De Marinis

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5261

Palavras-chave:

artista experimentador, artista pesquisador, laboratório teatral

Resumo

O surgimento das vanguardas artísticas no século XIX afetou as velhas convenções e transformou os artistas em experimentadores e também em pesquisadores, no sentido científico do termo. Porém, o fato de ser um experimentador não torna o artista necessariamente um pesquisador. No domínio teatral podemos estabelecer uma distinção entre os dois: 1) Artistas experimentadores testando novos meios de expressão (Jarry, Artaud, Kantor, Carmelo Bene e Brook); 2) Artistas pesquisadores buscando novos princípios, formas, linguagens e conhecimentos (Appia, Puchs, Craig, Stanislavski, Meyerhold, Copeau, Osterwa, Decroux, entre outros). No último caso a pesquisa ocupa lugar privilegiado, onde encenadores-pedagogos dedicam a ela um tempo antes não concedido, transformando, assim, a escola num espaço também dedicado à experimentação e à pesquisa, num processo capaz de modificar os próprios pesquisadores. A análise dos exemplos de laboratório teatral de Decroux, Grotowski e Barba esclarecem noções de progresso, desenvolvimento, descoberta e demonstração na pesquisa em arte, particularmente no teatro.

Palavras-chave: artista experimentador; artista pesquisador; laboratório teatral

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Biografia do Autor

Marco De Marinis

Marco De Marinis (1949) é Professor Titular de Teatro no Departamento de Artes, Faculdade de Literatura e Filosofia da Universidade de Bologna. Livros mais importantes: em inglês: The Semiotics of Performance, Bloomington, Indiana University Press, 1993; Decroux and his Theatre Laboratory, Holstebro-Malta-Wroclaw, Icarus Publishing Enterprise, 2014 (no prelo); em espanhol, El nuevo teatro, Barcelona?Buenos Aires, Paidòs, 1988; Comprender el teatro, Buenos Aires, Galerna, 1997; En busca del actor y del espectador. Comprender el teatro II,  Buenos Aires, Galerna, 2005; em italiano, Il teatro dell'altro. Interculturalismo e transculturalismo nella scena contemporanea, Firenze, La casa Usher, 2011; Il teatro dopo l'età d'oro. Novecento e oltre, Roma, Bulzoni, 2013.

Referências

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DE MARINIS, Marco. Il teatro dell’altro. Interculturalismo e transculturalismo nella scena contemporanea. Firenze: La Casa Usher, 2011

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VACIS, Gabriele. Awareness. Dieci giorni con Grotowski. Milano: Rizzoli, 2002.

Publicado

01-05-2014

Como Citar

DE MARINIS, M. Pesquisa, experimentação e criação em teatro no século XX. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 21–38, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5261. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5261. Acesso em: 5 nov. 2024.