Pesquisa, experimentação e criação em teatro no século XX
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5261Palavras-chave:
artista experimentador, artista pesquisador, laboratório teatralResumo
O surgimento das vanguardas artísticas no século XIX afetou as velhas convenções e transformou os artistas em experimentadores e também em pesquisadores, no sentido científico do termo. Porém, o fato de ser um experimentador não torna o artista necessariamente um pesquisador. No domínio teatral podemos estabelecer uma distinção entre os dois: 1) Artistas experimentadores testando novos meios de expressão (Jarry, Artaud, Kantor, Carmelo Bene e Brook); 2) Artistas pesquisadores buscando novos princípios, formas, linguagens e conhecimentos (Appia, Puchs, Craig, Stanislavski, Meyerhold, Copeau, Osterwa, Decroux, entre outros). No último caso a pesquisa ocupa lugar privilegiado, onde encenadores-pedagogos dedicam a ela um tempo antes não concedido, transformando, assim, a escola num espaço também dedicado à experimentação e à pesquisa, num processo capaz de modificar os próprios pesquisadores. A análise dos exemplos de laboratório teatral de Decroux, Grotowski e Barba esclarecem noções de progresso, desenvolvimento, descoberta e demonstração na pesquisa em arte, particularmente no teatro.
Palavras-chave: artista experimentador; artista pesquisador; laboratório teatral
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Referências
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