De corpo presente na dança digital distribuída em rede

Autores

  • Ivani Santana

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5370

Resumo

A Dança Telemática oferece um campo desafiador para a compreensão do corpo em tempos da Cultura Digital. Questões como percepção, presença, espaço e temporalidade são conceitos complexos que ganham outros entendimentos com o contexto da Arte em Rede. À luz de estudos das Ciências Cognitivas, este texto argumentará a favor do embodiment do corpo remoto, posicionando-se contra os discursos de pós-humano, do desembodiment ou da desmaterialização do corpo na era digital. As reflexões partem de um estudo teórico-prático, desenvolvidos, em grande parte, com o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, com o qual criei a primeira Dança Telemática realizada no Brasil em redes avançadas de telecomunicação no ano de 2005 (www.poeticatecnologica.ufba.br).

Palavras chave: dança, embodiment, telemática

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Biografia do Autor

Ivani Santana

Ivani Santana é Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Pós doutoramento no Sonic Arts Research Centre (Reino Unido). Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas. Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, UFBA. Pesquisa e realiza criações em Dança com mediação tecnológica desde a década de 90 e investiga a Arte em Rede desde 2001. Autora dos livros Corpo Aberto: Cunningham, Dança e Novas Tecnologias (SP, EDUC, 2002) e Dança na Cultura Digital (Salvador, EDUFBA, 2006).

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Como Citar

SANTANA, I. De corpo presente na dança digital distribuída em rede. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–143, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5370. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5370. Acesso em: 22 dez. 2024.