A aprendizagem da docência em teatro através da participação em um projeto de Extensão Universitária

Autores

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i1.5430

Palavras-chave:

Pedagogy of the theater, teacher training, apprenticeship, university extension.

Resumo

Problematizo nesse artigo a aprendizagem da docência em teatro com estudantes participantes de um projeto de extensão universitária. Proponho a formação do professor-artista e que sua prática artística dialogue com sua prática pedagógica, possibilitando que um processo alimente o outro e traga contribuições para uma renovação da prática teatral na escola. Justifico a importância do licenciando estar imerso no seu campo de trabalho e parto da premissa de que é na escola que de fato temos um aprendizado do que é ser professor. Finalizo o texto compreendendo a importância da imersão do futuro professor na escola, em uma parceria entre a escola e a universidade para a formação docente onde aprender não é distinto de fazer.

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Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

É doutor em Artes pela EBA/UFMG e docente do curso de graduação em teatro da mesma instituição. Atua na área da formação de professores de teatro e investiga a aprendizagem situada na formação do professor. É coordenador do subprojeto PIBID Teatro CAPES/FaE/UFMG desde 2011 e coordenador do projeto de extensão universitária “Teatro-educação: experimentos teatrais na Educação Infantil” junto à Unidade Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa desde 2010. É membro da ABRACE e integrante do GT Pedagogia das Artes Cênicas.

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Publicado

30-06-2015

Como Citar

FIGUEIREDO, R. C. de. A aprendizagem da docência em teatro através da participação em um projeto de Extensão Universitária. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 138–153, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i1.5430. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5430. Acesso em: 19 nov. 2024.