Da música ao som, a emergência do som na música dos séculos XX e XXI – uma pequena introdução

Autores

  • Makis Solomos Universidade Vincennes-Saint-Denis (Paris 8)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i1.7046

Resumo

Introdução do livro homônimo, onde o autor discute o que chama de recentramento do som, ou seja, a passagem de uma cultura musical centrada no tom para uma cultura do som. Referência: SOLOMOS, Makis. De la musique au son. L’´emergence du son dans la musique des Xxe-XXIèmes siècles (introduction). De la musique au son. L’´emergence du son dans la musique des XXe-XXIeme siècles. Paris: Presses universitaire de Rennes, 2013, p. 7-21. 545 p. ISBN: 978-2-7535-2638-9.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Makis Solomos, Universidade Vincennes-Saint-Denis (Paris 8)

Nascido em 1962 em Atenas, Makis Solomos passou a residir na França em 1980. Após seus estudos de composição, ele passou a se dedicar à musicologia e ao ensino na universidade Montpellier 3. Membro honorário do Instituto Universitário Francês, Solomos é, desde 2010 Professor de musicologia na Universidade Paris 8 onde dirige o grupo de pesquisa Musidanse  que se dedica aos estudos sobre estética, musicologia, dança e criação musical. Especialista de renome internacional na obra de Iannis Xenakis, Solomos se dedica intensamente à pesquisa sobre a música contemporânea. Entre suas diversas publicações se destacam Iannis Xenakis (Mercuès, P.O. Editions, 1996, reeditada em 2004), L’espace : musique-philosophie (com J.M. Chouvel : Paris, L’Harmattan, 1998), Formel/Informel : musique-philosophie (com Antonia Soulez e Horacio Vaggione : Paris, L’Harmattan, 2003), Espaces composables. Essais sur la musique et la pensée musicale d’Horacio Vaggione (Paris, L’Harmattan, 2007), ?????? ???????. ?? ?????? ???? ????????? ?????????? (Athènes, edições Alexandreia, 2008), Musique et globalisation. Regards croisés sur la musique contemporaine et sur l’ethnomusicologie (com J. Bouët : Paris, L’Harmattan, 2011), De la musique au son. L’émergence du son dans la musique des XXe-XXIème siècles, Presses Universitaires de Rennes, 2013). Atualmente, Solomos é um dos editores da revista Filigrane. Musique, esthétique, sciences et société (http://revues.mshparisnord.org/filigrane/) e prepara um livro sobre a música eletroacústica de Xenakis e um sobre a “cultura do som” e a ecologia sonora.

Referências

BRELET, Gisèle. L’esthétique du discontinu dans la musique nouvelle. Revue d’Esthétique: Musiques nouvelles. Klincksieck, Paris, 1968.

CARLES, Philippe. Le son du jazz. Entretien de François Delalande avec Philippe Carles. In: DELALANDE, François (Ed.), Le son des musiques. Entre technologie et esthétique, Paris: INA-Buchet/Chastel, 2001.

CHARLES, Daniel. Le temps de la voix. Paris: Jean-Pierre Delarge, 1978.

FUBINI, Enrico. Les philosophes et la musique. Trad. Danièle Pistone. Paris: Honoré Champion, 1983.

LEVITIN, Daniel. De la note au cerveau. L’influence de la musique sur le comportement. SFEZ, Samuel (Trad.). Paris: Éditions Héloïse d’Ormesson.

MUSICO, Umberto Vicenzo. Cahiers Recherche/Musique n°6: Le pouvoir des sons, enquête réalisée par Élisabeth Dumaurier. Paris: INA/GRM, 1978.

SCELSI, Giacinto. Les anges sont ailleurs…, textos inéditos recolhidos e comentados por Sharon Kanachtextes, Arles : Actes Sud, 2006.

SCHAEFFER, Pierre. Notes sur l’expression radiophonique (1946). In: ________ De la musique concrète à la musique même, Paris: Mémoire du Livre, 2002.

SOLOMOS, Makis. De la musique au son: L’émergence du son dans la musique ses XXe – XXIèmes siècles. Paris: Presses Universitaires de Rennes, 2013.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

SOLOMOS, M. Da música ao som, a emergência do som na música dos séculos XX e XXI – uma pequena introdução. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 54–68, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i1.7046. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7046. Acesso em: 19 nov. 2024.