Tecendo histórias do ensino de artes: conversas com Ana Mae Barbosa

Autores

  • Rejane Galvão Coutinho Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7619

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Ana Mae, Desenho

Resumo

Em confluência com a preparação deste número do ARJ, Ana Mae Barbosa está lançando o livro Redesenhando o Desenho: educadores, política e história, pela Editora Cortez, dando assim continuidade a vertente histórica de suas pesquisas. Abre-se uma oportunidade para conversar com ela sobre o livro e as responsabilidades envolvidas nas práticas da pesquisa histórica no campo do ensino de artes na contemporaneidade. Além de funcionar como uma resenha do novo livro, a conversa adentra por algumas veredas que se abrem ao se pesquisar a história, tais como, as veredas da imaginação diante da plausibilidade dos contextos estudados, as escolhas metodológicas do pesquisador na construção de narrativas e partilha de dados e documentos, a importância da consciência do pesquisador sobre o seu ponto de vista na tessitura de uma história que pode contribuir para iluminar o presente e vislumbrar possibilidades. Partilhamos aqui esta conversa!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Galvão Coutinho, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo-SP, Brasil

Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Artes pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Universidade Pública de Navarra, Espanha (2011/2012). É professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, UNESP, onde atua na Licenciatura em Artes Visuais e na Pós-Graduação em Artes, área de Arte e Educação. Tem desenvolvido pesquisas com foco na história do ensino de artes e na formação de arte/educadores e mediadores culturais. 

Publicado

25-09-2015

Como Citar

COUTINHO, R. G. Tecendo histórias do ensino de artes: conversas com Ana Mae Barbosa. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 123–140, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i2.7619. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7619. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevista 2