Dama/Mulher, Cavalheiro/Homem: papéis e relações de gênero na dança de salão
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28757Palavras-chave:
dança de salão, condução, identidade de gênero, sexualidade, cis-heteronormatividadeResumo
As discussões acerca da temática da dança de salão têm crescido de forma intensa principalmente na observação de aspectos como condução, relação de força entre os pares e papéis de dama e cavalheiro. Este artigo propõe refletir e evidenciar algumas propostas desenvolvidas na área que buscam romper com a cisheteronormatividade vigente na dança de salão. Apresenta-se os estudos feministas vinculados ao debate acerca de gênero, discute-se as concepções de “cocondução” proposta por Jonas Feitoza, “dama ativa” elaborada por Míriam Strack e “condução compartilhada” de Carolina Polezi e, comenta-se acerca das milongas queer e gays, bem como suas influências na problematização dos conceitos de dama e cavalheiro. Considera-se que a problematização das relações entre dama e cavalheiro, condutor e conduzido ainda é incipiente em sua teoria e pouco aplicado nas práticas pedagógicas de dança de salão.
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