Os campos expandidos do teatro

Autores

  • Sílvia Fernandes Telesi Universidade de São Paulo (USP) / Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE)
  • Marta Isaacsson Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.9033

Resumo

Nota editorial do dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE)

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no ensino da graduação em Teatro e da pós-graduação em Artes Cênicas, como tendo por domínio de estudo e pesquisa os processos de criação do ator e do encenador. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação (ABRACE), tendo presidido a mesma instituição no período de 2011-2012. Possui experiência de gestão administrativa em cargos de Direção de Unidade, Chefia de Departamento e Coordenação de Programa. Integrou a Comissão Artes CênicasSESU/MEC durante dois mandatos, tendo estado no segundo como coordenadora, liderando o processo de elaboração das diretrizes curriculares do ensino superior de Teatro e Dança e participando diretamente das avaliações  de inúmeros cursos de graduação do país. É bolsista produtividade de pesquisa CNPq desde 2008, atualmente com o projeto Cena e Intermedialiade, PQ 1C. Sua formação de pós-graduação se fez inteiramente na Université de Paris III, com ênfase em Estudos Teatrais (1987-1991, bolsa CAPES), com tese de doutorado "Le Processus Créateaur de l'Acteur: Stanislavski et Grotowski, étude d'une filiation. Em 2006, contemplada com bolsa de pesquisa do Ministério de Relações Exteriores do Canadá, realizou  coleta de documentos e entrevistas junto a importantes criadores cênicos/multimídia daquele país. Coordenou vários projetos de pesquisa com apoio FAPERGS e CNPq e também de realização de eventos, por meio dos quais possibilitou a vinda ao Brasil de renomados pesquisadores estrangeiros e a publicação de suas comunicações. Faz parte da Comissão Editorial de seis dos mais importantes periódicos nacionais da área de Artes Cênicas. Integrou a comissão organizadora das obras "Ensaios em Cena" (edição ABRACE, 2010),  " Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade" (ed. Pão e Rosas, 2012). Atualmente, coordena a organização da publicação "Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações" (ed. ABRAE, 2013). Contribui continuamente com periódicos nacionais e internacionais, tendo recentemente publicado "L'assenza per infinite presenze", in Culture Teatrali de Università degli Studi di Bologna.

Referências

FÉRAL, Josette. Theatricality: on the specificity of theatrical language. Substance 98-99, v.31, n.2 e 3, 2002, p. 3-12.

FISCHER-LICHTE, Érika. The transformative power of performance. New York: Routledge, 2008.

GOEBBELS, Heiner. Aesthetics of Absence: Texts on Theatre. New York: Routledge, 2015.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios n. 17, 2008, p. 87-93.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo, CosacNaify, 2007.

SHATTUCK, Roger. The banquet years: the origins of the avant-garde in France – 1885 to World War I. New York: Random House, 1968.

Publicado

17-05-2016

Como Citar

FERNANDES TELESI, S.; ISAACSSON, M. Os campos expandidos do teatro. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. i-viii, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i1.9033. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9033. Acesso em: 23 abr. 2024.