Sistemas de recomendação em bibliotecas
iniciativas e proposta de um modelo teórico híbrido
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n1ID32504Palavras-chave:
Sistemas de recomendação, Sistemas de recomendação híbridos, Filtragem por conteúdo, Filtragem colaborativa, Recuperação de informaçãoResumo
Sistemas de recomendação são ferramentas de software que têm como objetivo gerar uma estimativa da utilidade que um item pode ter para um usuário, bem como analisar interações entre usuários e itens. São divididos entre sistemas de recomendação clássicos, que utilizam apenas um tipo de técnica de filtragem, e híbridos, que utilizam dois ou mais tipos de técnicas de filtragem aliados a uma técnica de recomendação híbrida. O objetivo deste artigo consiste em apresentar os sistemas de recomendação em bibliotecas e propor um modelo de recomendação híbrido teórico, adaptado ao contexto das bibliotecas. Para isto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica para explorar o tema de sistemas de recomendação e sua aplicação em bibliotecas como uma resposta às crescentes demandas informacionais dos usuários. Foi percebido que a maioria das iniciativas de sistemas de recomendação em uso atualmente são do modelo clássico, e utilizam apenas dois tipos de filtragem – por conteúdo e colaborativa. Portanto, é necessário que pesquisas futuras tentem entender o motivo por trás da adoção dos sistemas de recomendação do modelo clássico em detrimento dos sistemas de recomendação híbridos, e que é necessário um maior enfoque no desenvolvimento e aplicação de sistemas de recomendação híbridos em bibliotecas, dado às suas vantagens em relação ao modelo clássico. Também é sugerida a realização de estudos sobre as outras diferentes técnicas de filtragem, pelo fato de possuírem o potencial de gerar novos tipos de estratégias de recomendação em bibliotecas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.