Sistemas de recomendação em bibliotecas

iniciativas e proposta de um modelo teórico híbrido

Autores

  • Bruna Beatriz de Moura Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ketry Gorete Farias dos Passos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vanessa Marie Salm Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n1ID32504

Palavras-chave:

Sistemas de recomendação, Sistemas de recomendação híbridos, Filtragem por conteúdo, Filtragem colaborativa, Recuperação de informação

Resumo

Sistemas de recomendação são ferramentas de software que têm como objetivo gerar uma estimativa da utilidade que um item pode ter para um usuário, bem como analisar interações entre usuários e itens. São divididos entre sistemas de recomendação clássicos, que utilizam apenas um tipo de técnica de filtragem, e híbridos, que utilizam dois ou mais tipos de técnicas de filtragem aliados a uma técnica de recomendação híbrida. O objetivo deste artigo consiste em apresentar os sistemas de recomendação em bibliotecas e propor um modelo de recomendação híbrido teórico, adaptado ao contexto das bibliotecas. Para isto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica para explorar o tema de sistemas de recomendação e sua aplicação em bibliotecas como uma resposta às crescentes demandas informacionais dos usuários. Foi percebido que a maioria das iniciativas de sistemas de recomendação em  uso atualmente são do modelo clássico, e utilizam apenas dois tipos de filtragem – por conteúdo e colaborativa. Portanto, é necessário que pesquisas futuras tentem entender o motivo por trás da adoção dos sistemas de recomendação do modelo clássico em detrimento dos sistemas de recomendação híbridos, e que é necessário um maior enfoque no desenvolvimento e aplicação de sistemas de recomendação híbridos em bibliotecas, dado às suas vantagens em relação ao modelo clássico. Também é sugerida a realização de estudos sobre as outras diferentes técnicas de filtragem, pelo fato de possuírem o potencial de gerar novos tipos de estratégias de recomendação em bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Beatriz de Moura Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Ketry Gorete Farias dos Passos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e mestre em Ciência da Informação (2012-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Graduada em Biblioteconomia - Hab. Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009).

Vanessa Marie Salm, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Sistemas de Informação - Arizona State University (2010). Graduada em Administração com Hab. em Gestão da Informação pelo Centro de Educação Superior (2006).

Downloads

Publicado

10-08-2023

Como Citar

DE MOURA VIEIRA, B. B.; PASSOS, . K. G. F. dos .; SALM, V. M. Sistemas de recomendação em bibliotecas: iniciativas e proposta de um modelo teórico híbrido. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 43–66, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n1ID32504. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/32504. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos