Usabilidade da informação: reflexões introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID35037Palavras-chave:
Usabilidade, Usabilidade da informação, Qualidade da informaçãoResumo
A Web estabeleceu novas formas de disseminar e divulgar a informação, em formas multimídias e em grande quantidade. Entretanto, nem sempre é fácil medir ou entender se existe facilidade em usá-la, visto que grande parte dos estudos sobre usabilidade são voltados para as interfaces e não para o conteúdo informacional. Por isso, o presente estudo tem por objetivo levantar o entendimento sobre a usabilidade da informação em fontes de informação nacionais e internacionais. Para tanto, o estudo faz uso da pesquisa bibliográfica, utilizando as principais bases disponíveis em um estudo de abordagem mista (quali e quanti). Como resultado, evidenciou que a usabilidade da informação, por vezes é definida a partir do conceito de usabilidade de forma geral, o que pode influenciar nas reflexões e geração de conhecimentos futuros. Assim, ressaltou-se que ainda não há consenso sobre o conceito de usabilidade da informação, necessitando de estudos teóricos e práticos mais aprofundados sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.