Usabilidade da informação: reflexões introdutórias

Autores

  • Maria Aniolly Queiroz Maia UFRN, Brasil
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) https://orcid.org/0000-0002-6476-4953
  • Fernando Luiz Vechiato Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID35037

Palavras-chave:

Usabilidade, Usabilidade da informação, Qualidade da informação

Resumo

A Web estabeleceu novas formas de disseminar e divulgar a informação, em formas multimídias e em grande quantidade. Entretanto, nem sempre é fácil medir ou entender se existe facilidade em usá-la, visto que grande parte dos estudos sobre usabilidade são voltados para as interfaces e não para o conteúdo informacional. Por isso, o presente estudo tem por objetivo levantar o entendimento sobre a usabilidade da informação em fontes de informação nacionais e internacionais. Para tanto, o estudo faz uso da pesquisa bibliográfica, utilizando as principais bases disponíveis em um estudo de abordagem mista (quali e quanti). Como resultado, evidenciou que a usabilidade da informação, por vezes é definida a partir do conceito de usabilidade de forma geral, o que pode influenciar nas reflexões e geração de conhecimentos futuros. Assim, ressaltou-se que ainda não há consenso sobre o conceito de usabilidade da informação, necessitando de estudos teóricos e práticos mais aprofundados sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aniolly Queiroz Maia, UFRN, Brasil

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009). Mestrado em Design pela UFRN (2015) e Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG (2020). É Bibliotecária/Documentalista do Setor de Repositórios Digitais da Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN . Tem interesse nas seguintes áreas: Avaliação de sistemas de informação, Design de Interfaces, Usabilidade, Arquitetura da Informação e Periódicos Científicos.

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Ciências e Habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (1987), pós-graduação Latus Census em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília (1987), mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia - IBICT e Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) . Atua principalmente nos seguintes temas: Repositório digital; Ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua a surdos usuários de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da Secretaria de educação do Distrito Federal (SEDF).

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação (DECIN) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Ciência da Informação (2013), Mestre em Ciência da Informação (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2007) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Encontrabilidade da Informação; Serendipidade; Arquitetura da Informação; Usabilidade, Acessibilidade; Comportamento Informacional; Repositórios Digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa "Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento" (UFRN). Membro dos Grupos de Pesquisa: "Novas Tecnologias em Informação" (UNESP) e "Tecnologias para Construção de Observatórios" (IBICT).

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

MAIA, M. A. Q.; SHINTAKU, M.; LUIZ VECHIATO, F. Usabilidade da informação: reflexões introdutórias. BiblioCanto, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.21680/2447-7842.2024v10n1ID35037. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/35037. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos