Proposta de implantação do projeto de Biblioteca Humana em bibliotecas públicas

Palavras-chave: Biblioteca Humana, Biblioteca pública, Desigualdades sociais, Violência

Resumo


Este artigo versa sobre a Biblioteca Humana como projeto para atenuar as desigualdades e a violência no Brasil. De modo geral, objetiva-se propor a implantação do projeto de Biblioteca Humana em bibliotecas públicas brasileiras visando tornar os usuários das bibliotecas indivíduos mais empáticos e sensíveis às situações difíceis vivenciadas por parte da população. Problematiza-se que a Biblioteca Humana pode ser um projeto atuante nas bibliotecas públicas brasileiras. A abordagem do estudo é qualitativa, na qual se utiliza como metodologia uma pesquisa de natureza básica, exploratória – incursão teórica. Como resultado, apresenta-se a definição de critérios, passos e instrumentos necessários para a implantação do projeto de Biblioteca Humana nas bibliotecas públicas brasileiras. Infere-se que a Biblioteca Humana é um projeto inovador que pode ampliar as discussões sociais dentro das bibliotecas, favorecendo a formação de um corpo social mais sensível às realidades experienciadas, que respeite as diferenças e seja mais consciente e crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mychelle Cristhiny Lima Moreira, Universidade Federal de Góias

Bibliotecária-Documentalista pela Universidade Federal de Góias

Ilaydiany Cristina Silva, Universidade Federal de Góias

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2018). Mestra em Engenharia de Produção pela UFRN (2011). Bacharela em Biblioteconomia pela UFRN (2008). Docente na Universidade Federal de Goiás nas áreas de Tecnologia da Informação e Estudos Métricos de Informação.

Publicado
09-06-2021
Como Citar
CRISTHINY LIMA MOREIRA, M.; SILVA, I. C. Proposta de implantação do projeto de Biblioteca Humana em bibliotecas públicas . BiblioCanto, v. 7, n. 1, p. 19-36, 9 jun. 2021.
Seção
Artigos