Proposta de implantação do projeto de Biblioteca Humana em bibliotecas públicas
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID23423Palavras-chave:
Biblioteca Humana, Biblioteca pública, Desigualdades sociais, ViolênciaResumo
Este artigo versa sobre a Biblioteca Humana como projeto para atenuar as desigualdades e a violência no Brasil. De modo geral, objetiva-se propor a implantação do projeto de Biblioteca Humana em bibliotecas públicas brasileiras visando tornar os usuários das bibliotecas indivíduos mais empáticos e sensíveis às situações difíceis vivenciadas por parte da população. Problematiza-se que a Biblioteca Humana pode ser um projeto atuante nas bibliotecas públicas brasileiras. A abordagem do estudo é qualitativa, na qual se utiliza como metodologia uma pesquisa de natureza básica, exploratória – incursão teórica. Como resultado, apresenta-se a definição de critérios, passos e instrumentos necessários para a implantação do projeto de Biblioteca Humana nas bibliotecas públicas brasileiras. Infere-se que a Biblioteca Humana é um projeto inovador que pode ampliar as discussões sociais dentro das bibliotecas, favorecendo a formação de um corpo social mais sensível às realidades experienciadas, que respeite as diferenças e seja mais consciente e crítico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.