Metodologia para análise de redes de coautoria a partir de fontes de informação que não contemplam metadados padronizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID35245

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais, Rede de Coautoria, Corpus, Mendeley, Vosviewer

Resumo

A pesquisa apresenta uma metodologia de Análise de Rede Social (ARS) para Rede de Coautoria de um corpus de documentos científicos sem metadados padronizados e formatos específicos para softwares de ARS, como os disponíveis em bases de dados. Um dos objetivos específicos inclui a Análise de Conteúdo dos documentos. O corpus, com 44 documentos publicados entre 2007 e 2023, foi coletado a partir do currículo na Plataforma Lattes do autor, organizado em diretórios e importado para o software Mendeley, onde metadados dos documentos foram preenchidos e corrigidos. Posteriormente, os metadados foram exportados em formato .bib ou .ris para importação, configuração e visualização da Rede de Coautoria usando o software VosViewer. A Rede de Coautoria apresentou 26 itens entre autores e coautores, organizados em oito clusters, com 57 links e 118 links fortes. Entre as relações mais fortes, estão Marcos de Souza e Fernanda Gomes Almeida do Cluster 1, com 9 pesquisas, destacando temas como Modelagem de Tópicos, Arquitetura da Informação e Gestão de Dados de Pesquisa. O estudo demonstra possibilidades para ARS a partir de outras fontes de informação, além dos metadados fornecidos por bases de dados, ampliando o leque para pesquisas específicas, como identificar a rede de coautoria em diferentes áreas do conhecimento, departamentos, cursos de graduação ou programas de pós-graduação, líderes de grupos de pesquisa, grupos de trabalho de eventos ou em toda uma universidade, entendendo as relações entre clusters.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos de Souza, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Humanidades Digitais e Métodos Computacionais da Pesquisa Social.

Possui a seguinte formação acadêmica: Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco em Gestão Tecnológica; Mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), com ênfase em Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação; Pós-graduações em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo (CeUSC), e em Desenvolvimento de Aplicações para WEB pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF); Graduação em Sistemas de Informação pelo CeUSC.

Downloads

Publicado

26-11-2024

Como Citar

SOUZA, M. de. Metodologia para análise de redes de coautoria a partir de fontes de informação que não contemplam metadados padronizados. BiblioCanto, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 96–126, 2024. DOI: 10.21680/2447-7842.2024v10n1ID35245. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/35245. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos