Metodologia para análise de redes de coautoria a partir de fontes de informação que não contemplam metadados padronizados
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID35245Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais, Rede de Coautoria, Corpus, Mendeley, VosviewerResumo
A pesquisa apresenta uma metodologia de Análise de Rede Social (ARS) para Rede de Coautoria de um corpus de documentos científicos sem metadados padronizados e formatos específicos para softwares de ARS, como os disponíveis em bases de dados. Um dos objetivos específicos inclui a Análise de Conteúdo dos documentos. O corpus, com 44 documentos publicados entre 2007 e 2023, foi coletado a partir do currículo na Plataforma Lattes do autor, organizado em diretórios e importado para o software Mendeley, onde metadados dos documentos foram preenchidos e corrigidos. Posteriormente, os metadados foram exportados em formato .bib ou .ris para importação, configuração e visualização da Rede de Coautoria usando o software VosViewer. A Rede de Coautoria apresentou 26 itens entre autores e coautores, organizados em oito clusters, com 57 links e 118 links fortes. Entre as relações mais fortes, estão Marcos de Souza e Fernanda Gomes Almeida do Cluster 1, com 9 pesquisas, destacando temas como Modelagem de Tópicos, Arquitetura da Informação e Gestão de Dados de Pesquisa. O estudo demonstra possibilidades para ARS a partir de outras fontes de informação, além dos metadados fornecidos por bases de dados, ampliando o leque para pesquisas específicas, como identificar a rede de coautoria em diferentes áreas do conhecimento, departamentos, cursos de graduação ou programas de pós-graduação, líderes de grupos de pesquisa, grupos de trabalho de eventos ou em toda uma universidade, entendendo as relações entre clusters.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.