Mapeando a controvérsia da cobrança de taxas de processamento de artigos (article processing charges - APC) por acesso aberto
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33418Palavras-chave:
periódicos científicos, article processing charges, Acesso Aberto, mapeamento de controvérsiasResumo
O desenvolvimento do modelo em Acesso Aberto traz, em seu bojo, uma proposta de mudança na forma da comunicação científica. Porém, tornar a literatura científica livre de barreiras ao leitor requer soluções que tornem a publicação economicamente exequível e perene ante a sua comunidade. A cobrança de taxas de processamento de artigos (APC) é uma proposta para dar sustentabilidade financeira a essas publicações, mas o uso desse modelo para garantir acesso aberto suscita posicionamentos contrários e favoráveis. Este trabalho se propõe a investigar os diferentes argumentos sobre tema e suas inter-relações, por meio do método de cartografia de controvérsias derivada da Teoria Ator-Rede elaborada por Latour, Callon, Law e colaboradores, com base em uma pesquisa bibliográfica em bases de acesso aberto. O mapeamento permitiu identificar diferenças de posicionamento entre campos disciplinares, assimetrias geopolíticas e transformações históricas, além de repercussões sobre o regime de informação vigente. Destacam-se, entre os principais achados, as visões contrastantes entre países do Norte e Sul Global acerca do caráter comercial/não comercial do sistema de publicação científica e as assimetrias tanto disciplinares quanto geográficas na distribuição de recursos para o financiamento da comunicação científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.