Biblioteca pública na vitrine científica da BRAPCI
territorialidade e empoderamento social para além da prospecção utópica
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1ID25462Palavras-chave:
Biblioteconomia;, Biblioteca social;, Periódicos Científicos;, Estudo bibliométrico, Biblioteca públicaResumo
A biblioteca pública é potencializadora da cultura da paz, devido às ações inclusivas e sociais; ainda, alinha-se às diretrizes do direito à educação, à cultura, à informação e ao lazer. O objetivo do trabalho é analisar o rol de periódicos sobre biblioteca pública indexados no Acervo de Publicações Brapci no período de 2012 a 2021, de modo a caracterizar essa produção científica e temática no âmbito da Ciência da Informação. A dimensão metodológica delineia-se com a Base Brapci e as técnicas de análise bibliométrica. Situa-se, assim, um estudo descritivo e bibliográfico, realizado em abril de 2022 e que apresenta uma natureza quantitativa dos dados acerca da temática da biblioteca pública na Ciência da Informação. O diagnóstico versa sobre indicadores para: i) realçar a evolução temporal do tema nos últimos 10 anos; ii) o destaque dos períodos científicos que mais acolheram a temática; e, iii) os pesquisadores e as palavras-chave mais representativas. Os resultados recuperam um rol de 550 artigos no acervo Brapci e destacando o ano de 2017 como mais produtivo com 85 publicações, a revista Perspectivas em Ciência da Informação como principal veículo com 31 itens documentais recuperados e, um rol de 227 artigos produzidos por uma equipe de dois estudiosos. A conclusão situa história e memória que cerceiam a biblioteca pública para a democratização informacional e mostra que a instituição é uma esfera de empoderamento e protagonismo social. O estudo ratifica que a temática se mostra pulverizada em torno de 900 pesquisadores e 60 periódicos, situando a primazia e a prospecção cidadã e sociocultural da ambiência pública e necessária à biblioteca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.