Letramento informacional para formação crítica no uso da informação por estudantes do ensino médio

desafios e potencialidades da biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID36807

Palavras-chave:

Letramento informacional, Biblioteca escolar, Revisão sistemática, Ensino médio

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar práticas de letramento informacional desenvolvidas pela biblioteca escolar com estudantes do Ensino Médio. Para tanto, buscou-se conceituar o termo “letramento informacional” e sua relação com o ‘letramento educacional’, a fim de identificar os desafios e as possibilidades encontradas pelas escolas e bibliotecas no processo pedagógico, no que diz respeito ao uso da informação. A discussão está fundamentada na literatura especializada nos campos de estudo da Biblioteconomia e da Pedagogia. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, a partir da análise de artigos recuperados na Base Dados Referencial de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação. As análises mostraram que práticas de letramento informacional desenvolvidas, a partir da parceria biblioteca e escola, por exemplo, oficinas, palestras, pesquisa orientada, sites educativos, entre outras ações, são fundamentais para a formação de estudantes competentes no uso crítico da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaquissom Aguiar, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formado em Filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, também pela UESB. Pesquisador no Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação, e recuperação da informação em meio digital (LabRecriE), certificado pela UFBA no CNPQ.

Sandra Ramos Carmo, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras (UESB) e em Biblioteconomia Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Linguagem Pesquisa e Ensino e em Mídias na Educação (UESB).  Pesquisadora no Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação, e recuperação da informação em meio digital (LabRecriE), certificado pela UFBA no CNPQ.

Bruna Lessa, Universidade Federal da Bahia

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Biblioteconomia e Documentação também pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Educação à Distância (Fundação Visconde de Cairu/Bahia). Especialização em Humanidades Digitais (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais - Buenos Aires/AR). Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Foi Chefe do Departamento de Documentação e Informação - DDI/ICI-UFBA (2022-2024). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA).  É Líder do Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação, e recuperação da informação em meio digital (LabRecriE), certificado pela UFBA no CNPQ. 

Downloads

Publicado

11-09-2024

Como Citar

AGUIAR, J. .; CARMO, S. R. .; LESSA, B. Letramento informacional para formação crítica no uso da informação por estudantes do ensino médio: desafios e potencialidades da biblioteca escolar. BiblioCanto, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 48–73, 2024. DOI: 10.21680/2447-7842.2024v10n1ID36807. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/36807. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos