Letramento informacional para formação crítica no uso da informação por estudantes do ensino médio
desafios e potencialidades da biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID36807Palavras-chave:
Letramento informacional, Biblioteca escolar, Revisão sistemática, Ensino médioResumo
Este artigo tem como proposta apresentar práticas de letramento informacional desenvolvidas pela biblioteca escolar com estudantes do Ensino Médio. Para tanto, buscou-se conceituar o termo “letramento informacional” e sua relação com o ‘letramento educacional’, a fim de identificar os desafios e as possibilidades encontradas pelas escolas e bibliotecas no processo pedagógico, no que diz respeito ao uso da informação. A discussão está fundamentada na literatura especializada nos campos de estudo da Biblioteconomia e da Pedagogia. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, a partir da análise de artigos recuperados na Base Dados Referencial de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação. As análises mostraram que práticas de letramento informacional desenvolvidas, a partir da parceria biblioteca e escola, por exemplo, oficinas, palestras, pesquisa orientada, sites educativos, entre outras ações, são fundamentais para a formação de estudantes competentes no uso crítico da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.