O uso do ChatGPT no serviço de referência em Bibliotecas Universitárias
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2025v11n1ID39058Palavras-chave:
Inteligência artificial, Serviço de referência, ChatGPT, Bibliotecas universitáriasResumo
O serviço de referência evoluiu e faz uso de tecnologias atuais, entre elas, ferramentas de inteligência artificial generativa. A pesquisa tem por objetivo investigar como as bibliotecas universitárias podem utilizar o ChatGPT no serviço de referência ao testar prompts baseados em serviços e atividades do setor na Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina. Quanto à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Foram desenvolvidos e testados alguns prompts no ChatGPT. Como resultados, constatou-se que a ferramenta forneceu algumas informações incorretas, entretanto, é possível criar roteiros e nortear em um primeiro momento os bibliotecários do setor de serviço de referência, como um recurso de assessoria, que não dispensa a consulta às normas e bibliotecários para averiguar se as informações que ele dispõe são verídicas. Fica evidente o papel do bibliotecário de referência diante da era das Inteligências Artificiais e sua contribuição para o direcionamento da aprendizagem dessa tecnologia nas bibliotecas universitárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 BiblioCanto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

English
Português (Brasil)


