O uso do ChatGPT no serviço de referência em Bibliotecas Universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2025v11n1ID39058

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Serviço de referência, ChatGPT, Bibliotecas universitárias

Resumo

O serviço de referência evoluiu e faz uso de tecnologias atuais, entre elas, ferramentas de inteligência artificial generativa. A pesquisa tem por objetivo investigar como as bibliotecas universitárias podem utilizar o ChatGPT no serviço de referência ao testar prompts baseados em serviços e atividades do setor na Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina. Quanto à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Foram desenvolvidos e testados alguns prompts no ChatGPT. Como resultados, constatou-se que a ferramenta forneceu algumas informações incorretas, entretanto, é possível criar roteiros e nortear em um primeiro momento os bibliotecários do setor de serviço de referência, como um recurso de assessoria, que não dispensa a consulta às normas e bibliotecários para averiguar se as informações que ele dispõe são verídicas. Fica evidente o papel do bibliotecário de referência diante da era das Inteligências Artificiais e sua contribuição para o direcionamento da aprendizagem dessa tecnologia nas bibliotecas universitárias.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda do curso de Biblioteconomia na Universidade Estadual de Santa Catarina.

Ketry Gorete Farias dos Passos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC (2012-2019). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Graduada em Biblioteconomia - Hab. Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009). Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Biblioteconomia - DBI/UDESC (desde 2014 até o presente momento). Atuou como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - PPGInfo/UDESC (2022-2024). Atualmente é Coordenadora dos Estágios Curriculares Obrigatórios do DBI/UDESC. É membro do grupo de pesquisa em Informação GPinfo Grupo de Pesquisa em Informação - GPINFO (2021). Atuou na empresa Arquivo Contabilidade Consultoria (2012-2013) dirigindo o processo de Gestão Eletrônica de Documentos. Foi pesquisadora CAPES/CNPQ nível DTI-C das atividades do Programa de Tecnologias Educacionais e Sociais do Projeto de Pesquisa Laptop na escola: um estudo da produção da imagem como estratégia de aprendizagem (2012-2014). Tem interesse nas áreas: Gestão/Administração de Unidades de Informação, Gestão de serviços, Gestão da Inovação, Gestão de unidades de informação, Inovação em Unidades de informação, Tendências em serviços e tecnologias em unidades de informação, Tecnologias da informação e Comunicação em unidades de informação e Biblioteca do futuro.

Eliane Dittrich, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui Especialização em Gestão Pública ministrado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Possui Graduação em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina no Setor de referência, apoio ao usuário e a pesquisa.

Luciana Mara Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Biblioteconomia pela mesma instituição. Atualmente é bibliotecária da UDESC, docente da APMT. É membro da Comissão Brasileira de Direitos Autorais e Acesso Aberto (CBDA3) da Febab.Possui experiência docente como professora na Unisul Digital, professora colaboradora do Curso de Biblioteconomia da UDESC e tutora do Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares (EaD) pela UFSC. Atuou como bibliotecária na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde coordenou as bibliotecas da Grande Florianópolis e da Unisul Digital. Foi coordenadora do Repositório Institucional da Unisul (Riuni) e do Repositório Institucional da Ânima Educação (RUNA).Desenvolve pesquisas e atividades nas áreas de Ciência da Informação, Gestão da Informação, Produção e Comunicação Científica, Metodologia da Pesquisa, Tecnologias de Informação e Comunicação, Repositórios Institucionais e de Dados, Ciência Aberta, Bibliotecas Universitárias com ênfase em serviços e gestão de pessoas. Integra os grupos de pesquisas "Informação, Tecnologia e Sociedade", vinculado à UFSC, e o "Centro de Estudos em Sociedade, Segurança e Cidadania", da Unisul e Centro de Estudos em Sociedade, Segurança e Cidadania, da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Antônio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Técnico em Nutrição e Dietética (ETEC Sales Gomes). Bibliotecário na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Como Citar

SOUZA, Nicole; PASSOS, Ketry Gorete Farias dos; DITTRICH, Eliane; SILVA, Luciana Mara; PICALHO, Antônio Carlos. O uso do ChatGPT no serviço de referência em Bibliotecas Universitárias. BiblioCanto, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 47–72, 2025. DOI: 10.21680/2447-7842.2025v11n1ID39058. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/39058. Acesso em: 3 jan. 2026.