Plano de Gestão de Dados acionável por máquina, da teoria à prática
uma análise das ferramentas ARGOS e FioDMP
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33640Palavras-chave:
PGDam, ferramenta de PGD, plano de gestão de dados, gestão de dadosResumo
Este trabalho de investigação é fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Icict) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT), com o intuito de aferir potenciais melhorias às duas ferramentas de criação de Planos de Gestão de Dados (PGD). Especificamente, trata-se da ferramenta ARGOS, utilizada em Portugal, e da ferramenta FioDMP, utilizada no Brasil. O propósito principal é promover a interoperabilidade tecnológica, semântica e política, garantindo que ambas as ferramentas estejam em conformidade com os Princípios de Dados FAIR. A metodologia adotada tem uma abordagem exploratória e qualitativa, com intuito de identificar padrões e insights que reduzam as lacunas identificadas em ambas as ferramentas. A adoção de recursos acionáveis por máquina, utilizados em PGDs, tem o potencial de facilitar o trabalho do pesquisador na gestão dos seus dados de investigação, bem como minimizar eventuais erros na elaboração de PGD facilitando, dessa forma, a partilha e reutilização dos dados de investigação abrangidos pelo PGD. Nesta comunicação, são apresentados resultados preliminares, como a interação do FioDMP com o vocabulário controlado da área da saúde (DeCS/MeSH), a integração com o registro de atribuição de identificadores persistentes (DOI) Crossref e outras integrações que ainda estão em desenvolvimento. É também apresentado o trabalho desenvolvido de customização da ferramenta ARGOS e integração do template de PGD da FCT, com enfoque na adoção de recursos acionáveis por máquina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.