dARK
uma implementação descentralizada de identificadores persistentes ARK baseada em blockchain
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33759Palavras-chave:
identificadores persistentes, blockchain, Archival resource key - ARKResumo
Apresentamos a primeira prova de conceito de uma tecnologia que pode ser a base para um serviço descentralizado e de baixo custo para atribuir/resolver identificadores ARK persistentes. Esta é a base para um projeto aberto e voltado para a comunidade promovido pelo IBICT (Brasil) e LA Referencia/RedCLARA com o objetivo de, a longo prazo, fornecer uma fábrica aberta/não centralizada de identificadores persistentes únicos/deduplicados e um serviço de resolução para o ecossistema global de Ciência Aberta baseado na tecnologia blockchain pública permissionada. Algumas das motivações para este trabalho são: (i) A necessidade não apenas de identificadores persistentes, mas únicos/deduplicados, a fim de construir melhores grafos de pesquisa, indicadores e dados de avaliação da pesquisa; (ii) Falta de cobertura do PIDs em repositórios do Sul Global principalmente pelos custos que esses serviços representam para as instituições; e (iii) A maioria dos sistemas de identificadores persistentes são baseados em modelos centralizados, dependendo de poucas agências que suportam a infra-estrutura de serviços. O identificador ARK surgiu como uma alternativa viável de solução de baixo custo devido à possibilidade de implementação de provedores internos para o resolvedor global. dARK é uma implementação ARK baseada em nós de blockchain institucionais, os dados são de propriedade, armazenados e controlados de forma distribuída por todas as organizações mantenedoras da rede, sem a necessidade de intenso uso de recursos computacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.