O pulsar dos Repositórios Institucionais, em Portugal, sob o olhar dos (seus) gestores e administradores
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33833Palavras-chave:
gestores de Repositórios Institucionais, Acesso Aberto, comunicação, repositórios, PortugalResumo
Os Repositórios Institucionais (RI) apresentam-se de extrema importância para a efetiva disseminação do conhecimento científico e a atenção que a instituição atribui ao seu RI revela-se essencial para determinar estratégias e as melhores opções de gestão. Gestão essa com a finalidade de divulgar o serviço do RI junto da comunidade de utilizadores que contribuem para o povoar, tornando-o mais utilizado e valorizado. A visão interventiva e o acompanhamento, por parte dos gestores e administradores, mostram-se vitais no âmbito de diversas abordagens no propósito de mudanças comportamentais capazes de surtir esse efeito no corpo acadêmico. Sob uma metodologia assente no paradigma de métodos mistos - Mixed Methods Approach, foi aplicada uma entrevista, entre janeiro e maio de 2021, aos gestores e administradores dos RI de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas em Portugal, num paralelismo entre universidades e institutos politécnicos. O estudo permitiu demonstrar, na opinião dos gestores e administradores, o estado global dos RI, os principais motivos que inibem a prática do autoarquivo e o (in)cumprimento das Políticas de Acesso Aberto, pelos professores e investigadores, destacando-se, quase por unanimidade, a falta de tempo, o desconhecimento do papel dos RI e a falta de incentivos e ou de penalizações. A presente investigação pretende ser um contributo importante para o enriquecimento da literatura e fomentar a reflexão sobre os RI, suscitando uma intervenção mais fortificada da sua imagem. Tendo-se consciência de que estes são um pertinente veículo de comunicação de ciência, há que se pensar estratégias para fazer crer aos professores e investigadores a real importância dos RI e impulsionar a sua utilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.