Acesso Aberto Verde no Brasil

breves reflexões a partir de estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33834

Palavras-chave:

produção científica, Acesso Aberto Verde, Acesso Aberto Diamante, Brasil

Resumo

A pesquisa analisa a produção científica de Instituições de Ensino Superior no Brasil, evidenciando no Acesso Aberto Verde (AA Verde). Três programas de Pós-Graduação foram selecionados aleatoriamente com base em áreas temáticas de Repositórios Institucionais (RI’s) pioneiros. Os resultados mostraram que apenas 13% da produção é de AA Verde, com 67% desse total vindo de RI’s estrangeiros, e 22% possui barreiras de acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone da Rocha Weitzel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente PROPAP no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Titular aposentada da UNIRIO, Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFF (2020) com bolsa do PNPD/CAPES, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988).

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

DIAS, J.; WEITZEL, S. da R. . Acesso Aberto Verde no Brasil: breves reflexões a partir de estudo de caso. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 187–192, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33834. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33834. Acesso em: 21 dez. 2024.