Acesso Aberto Verde no Brasil

breves reflexões a partir de estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33834

Palavras-chave:

produção científica, Acesso Aberto Verde, Acesso Aberto Diamante, Brasil

Resumo

A pesquisa analisa a produção científica de Instituições de Ensino Superior no Brasil, evidenciando no Acesso Aberto Verde (AA Verde). Três programas de Pós-Graduação foram selecionados aleatoriamente com base em áreas temáticas de Repositórios Institucionais (RI’s) pioneiros. Os resultados mostraram que apenas 13% da produção é de AA Verde, com 67% desse total vindo de RI’s estrangeiros, e 22% possui barreiras de acesso.

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Biografia do Autor

Simone da Rocha Weitzel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente PROPAP no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Titular aposentada da UNIRIO, Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFF (2020) com bolsa do PNPD/CAPES, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988).

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

DIAS, J.; WEITZEL, S. da R. . Acesso Aberto Verde no Brasil: breves reflexões a partir de estudo de caso. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 187–192, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33834. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33834. Acesso em: 13 dez. 2024.