Bibliotecas e bibliotecários em busca da acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2015v1n1ID8332Palavras-chave:
Acessibilidade, Bibliotecário, Tecnologia Assistiva, InclusãoResumo
Aborda o uso de recursos acessíveis em unidades de informação e discorre acerca da acessibilidade em bibliotecas. Evidenciam conceitos e práticas da acessibilidade, tal como expõe aspectos no Brasil. Especifica o uso da tecnologia assistiva como um recurso pertinente em unidades de informação, que possibilita autonomia da pessoa com deficiência. Discorre quanto aos profissionais bibliotecários acessíveis e a possibilitar a esses usuários acesso à informação em qualquer suporte e à inclusão no meio da sociedade da informação. Nesse intuito, o objetivo geral desta pesquisa é dissertar uma breve consideração teórica pertinente, para embasar as reflexões sobre a imprescindível busca da acessibilidade e da inclusão à tecnologia assistiva por parte de bibliotecários, bem como da possível adequação de bibliotecas para melhor servir às necessidades informacionais e educacionais de todos os seus usuários. Visto que os objetivos específicos deste estudo é discutir a questão da acessibilidade, especificamente no Brasil e sua legislação, e também expor resultados de referência para bibliotecas em busca da acessibilidade, além de contribuir com uma reflexão sobre o tema para profissionais da informação, bem como para todos os interessados e sensíveis em busca da acessibilidade. Portanto, para dar seguimento e embasamento desta pesquisa, o procedimento metodológico envolve um referencial teórico com pesquisas, através de livros, periódicos, artigos científicos e endereços eletrônicos pertinentes ao assunto. Pode-se concluir que o investimento na aplicabilidade de políticas públicas sobre acessibilidade ainda é inadequado e inacessível. Compreende-se que os bibliotecários devem estar sempre à frente dessa temática, e é possível identificar que aos poucos a acessibilidade em bibliotecas está se desenvolvendo. Diante dessas reflexões, este estudo intenciona a expansão desta pesquisa, em uma abordagem de campo e de novas investigações complementares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.