OLHAR O BIBLIOTECÁRIO DO PRESENTE, VISUALIZAR A BIBLIOTECA DO FUTURO: ALFA E ÔMEGA, CÂMBIOS QUE FAZEM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2020v6n1ID21779Palavras-chave:
Alpha, Biblioteca escolar, Profissional da informação, Discurso do Sujeito ColetivoResumo
Averiguar a representação do bibliotecário do presente e a biblioteca do futuro perante a Geração Alpha é um desafio provocador, envolve explorar nuances e compreender suas determinantes locais. O objetivo desse estudo é situar a imagem do bibliotecário do presente e a representação da biblioteca escolar do futuro, ambos os perfis comunicados na ótica dos novos nativos digitais. O método de análise parte da entrevista semiestruturada com os discentes Alphas da Umef Dr Tuffy Nader, na cidade de Vila Velha, ES. O roteiro de diagnóstico serve como instrumento para análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, visa pautar construtos como: i) o significado, a representação que define o Ser bibliotecário; e, ii) o prospectar de cenários para a nova biblioteca escolar do futuro. Logo, a abordagem é descritiva e analítica, fundamenta-se na análise de discurso com apoio tecnológico do software DSCSoft. Os resultados evidenciam novos tempos e hábitos para a biblioteca escolar e o profissional da informação; pauta os dilemas de utopias, distopia e retrotopia que a cultura digital e as tecnologias de informação geram. O trabalho destaca a necessidade permanente da inovação dos modernos profissionais da informação (MPI) na ambiência da biblioteca e fora dela, e diz que a missão profissional se pauta no conhecimento científico e tecnológico, alinhado a valores humanos, para o exercício pleno da cidadania, com ética.
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