A GESTÃO DE MARKETING COMO DIFERENCIAL NO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Autores

  • Joedson Lemos Souza Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Marketing interno; Gestão colaborativa; Diferencial no mercado.

Resumo

Este artigo trata de marketing em conjunto com a gestão colaborativa enfatizando estratégias consideradas diferenciais na organização, tendo como fonte para essa pesquisa uma empresa destinada a vendas no varejo. Transcorre de uma apresentação clara sobre a preocupação do gestor em criar um diferencial que tende a ser essencial para que a organização se sobressaia no mercado. A metodologia desenvolvida baseia-se no marketing interno; trazendo á consciência dos colaboradores a (real) importância da empresa na comunidade na qual a mesma está inserida, bem como fundamental participação do colaborador x organização x comunidade. A solução viabilizada desta situação representa uma configuração nas técnicas dos gestores para que parâmetros de relacionamento maximizem a satisfação dos consumidores sendo estes parâmetros gerados a partir de sugestões que irão, de certa forma, melhorar os produtos oferecidos, transformando em uma fidelização entre empresa e consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. p. 16

STONE, Merlin; WOODCOCK, Neil. Marketing de relacionamento. São Paulo: Littera Mundi, 1998. p. 3

ELLWOOD, Iain. O livro essencial das marcas: Tudo o que você precisa saber, em mais de 100 técnicas para aumentar o valor das marcas. São Paulo: Clio Editora, 2004.

RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: A batalha pela sua mente. São Paulo: Pioneira,1996 , p. 310, p. 2

ROMANÍ, Cristóbal C.; KUKLINSKI, Hugo P. Planeta Web 2.0: Inteligencia colectiva o medios fast food. México: 2007. Disponível em: <http://www.planetaWeb2.net/>. Acesso em: 06 maio. 2012. p. 66

BARBOSA, C.; SERRANO, C. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf>. Acesso em: 06 maio. 2012.

<http://pt.scribd.com/doc/4065328/Marca-nas-redes-sociais-virtuais-Uma-proposta-de-gestao-colaborativa>.Acesso em: 08 de maio. 2012

Downloads

Publicado

01-04-2012

Como Citar

SOUZA, J. L. . A GESTÃO DE MARKETING COMO DIFERENCIAL NO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e323, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21949. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos