LEITURA MELHORANDO O DESEMPENHO NOS ESTUDOS E PROVAS NOS TEMPOS LÍQUIDOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • André Ricardo Nascimento das Neves Universidade Federal de Itajubá
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Claudio Boghi Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Analfabetismo funcional; Livros; Autonomia nos estudos.

Resumo

A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual das pessoas. No Brasil há a quantidade de livros lidos por ano por pessoa é relativamente pequena que é de 2,43 livros por pessoa conforme a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 4a. Edição, feita pelo Instituto Pro-livro em 2016. Segundo o INAF 2018 “Quanto aos que ingressaram ou concluíram o Ensino Superior, 96% são considerados Funcionalmente Alfabetizados, mas apenas 34% alcançaram o nível Proficiente. A leitura pode minimizar o analfabetismo funcional. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo no qual uma estudante do nível médio começa ler um livro por mês e mantem o ritmo de leitura pelos últimos 4 anos seguintes. O estudo de caso revela uma pessoa que inicialmente possuía dificuldades com leitura e interpretação textual e que após 4 anos de leitura continuada que já passou em um concurso, ingressou na educação superior e tudo leva crer que tem condições de realizar seus estudos de modo autônomo sem dificuldades apresentadas por colegas que raramente praticam a leitura.

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Publicado

27-10-2019

Como Citar

SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M. .; NASCIMENTO DAS NEVES, A. R. .; MOREIRA SHITSUKA, C. D. W. .; BOGHI, C. LEITURA MELHORANDO O DESEMPENHO NOS ESTUDOS E PROVAS NOS TEMPOS LÍQUIDOS: UM ESTUDO DE CASO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1011, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23104. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos