Repensando Bacamarte: Neuropsicopedagogia, Neurociência Crítica e o Modelo Social de Deficiência
Palavras-chave:
Neuropsicopedagogia; Neurociência Crítica; Estudos Sobre a Deficiência.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre a Neuropsicopedagogia, a Neurociência Crítica (Critical Neuroscience) e o modelo social de deficiência representado pelos Estudos Sobre a Deficiência (Disability Studies). Tendo como referencial teórico a Desconstrução, remonta à metáfora de Bacamarte, presente na literatura de Machado de Assis, para raciocinar os rastros entre os campos distintos do conhecimento e repensar o cânon da Neuropsicopedagogia. Mostra que ao longo do século XX disseminou-se um saber sobre o corpo nas Ciências Humanas e que esse saber é traduzido na Neurociência, notadamente na obra de António Damásio, possibilitando uma proposta de Neurociência Crítica a partir da segunda década do século XXI. Conclui apontando a necessidade de uma agenda teórica e prática desconstrutiva sobre a temática, especialmente em relação ao papel do neuropsicopedagogo na contemporaneidade.
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