Repensando Bacamarte: Neuropsicopedagogia, Neurociência Crítica e o Modelo Social de Deficiência

Autores

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia; Neurociência Crítica; Estudos Sobre a Deficiência.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre a Neuropsicopedagogia, a Neurociência Crítica (Critical Neuroscience) e o modelo social de deficiência representado pelos Estudos Sobre a Deficiência (Disability Studies). Tendo como referencial teórico a Desconstrução, remonta à metáfora de Bacamarte, presente na literatura de Machado de Assis, para raciocinar os rastros entre os campos distintos do conhecimento e repensar o cânon da Neuropsicopedagogia. Mostra que ao longo do século XX disseminou-se um saber sobre o corpo nas Ciências Humanas e que esse saber é traduzido na Neurociência, notadamente na obra de António Damásio, possibilitando uma proposta de Neurociência Crítica a partir da segunda década do século XXI. Conclui apontando a necessidade de uma agenda teórica e prática desconstrutiva sobre a temática, especialmente em relação ao papel do neuropsicopedagogo na contemporaneidade.

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Publicado

25-03-2021

Como Citar

MELO JÚNIOR, A. F. de . Repensando Bacamarte: Neuropsicopedagogia, Neurociência Crítica e o Modelo Social de Deficiência. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23600, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23600. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde