Gamificação para o ensino de engenharia no contexto da indústria 4.0: metodologia estratégica para a motivação dos estudantes
Palavras-chave:
Quarta Revolução Industrial; Gamificação; Teoria do Flow.Resumo
O objetivo deste estudo é propor a gamificação como ferramenta didática para o ensino da indústria 4.0, buscando fomentar a motivação e a satisfação discente durante o aprendizado. A proposta de gamificação tem a intenção de melhorar o desempenho discente pela ferramenta didática de jogos no ensino de engenharia, seja pela motivação discente fomentada no aprendizado pela gamificação dos conteúdos e atividades, seja pelo desempenho acadêmico resultante da consolidação do conhecimento nos jogos didáticos. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é proposta na forma de survey, do qual se pode obter o feedback discente acerca da sua motivação e satisfação do conteúdo e da forma de abordagem. A coleta prévia dos dados foi realizada por instrumento gamificado virtual em uma turma de graduação do em Engenharia em uma Universidade Federal brasileira. A análise prévia dos dados apresentou uma experiência discente positiva com o instrumento gamificado. Esse resultado indica que a Gamificação pode ser uma importante ferramenta docente para o aprendizado discente no conteúdo proposto.
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