Análise do nível de conhecimento de acadêmicos do curso de física sobre o eduScrum: um estudo de caso
Palavras-chave:
Metodologias Ágeis; eduScrum; Física Experimental.Resumo
Abordar as dificuldades encontradas no ensino de Física considerando as diversas vertentes que constituem a ação docente torna-se fundamental, bem como identificar os problemas, analisar as possibilidades de efetivas mudanças e como as metodologias atuais podem contribuir para melhorar os diferentes níveis de ensino. Pensando neste cenário, ofertou-se, no dia 18 de maio de 2022, um minicurso intitulado “Metodologias para Física Experimental”, no 6o Evento Científico Unificado Jornada da Física, transmitido pela plataforma YouTube. Foram apresentadas três metodologias distintas: Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Método Ágil eduScrum, tendo como objetivo deste estudo de caso analisar o nível de conhecimento dos participantes sobre o eduScrum, por meio de questionários antes e após o minicurso feito na plataforma Google Formulários. Concluiu-se, no pré-teste, que nenhum dos acadêmicos conhecia o eduScrum e, no pós-teste, houve resultados relevantes para uma possível utilização do eduScrum nas aulas experimentais, compondo, assim, uma metodologia que pode contribuir para o ensino de Física Experimental e abrindo espaço para novos estudos sobre o tema.
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