Análise do nível de conhecimento de acadêmicos do curso de física sobre o eduScrum: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Metodologias Ágeis; eduScrum; Física Experimental.

Resumo

Abordar as dificuldades encontradas no ensino de Física considerando as diversas vertentes que constituem a ação docente torna-se fundamental, bem como identificar os problemas, analisar as possibilidades de efetivas mudanças e como as metodologias atuais podem contribuir para melhorar os diferentes níveis de ensino. Pensando neste cenário, ofertou-se, no dia 18 de maio de 2022, um minicurso intitulado “Metodologias para Física Experimental”, no 6o Evento Científico Unificado Jornada da Física, transmitido pela plataforma YouTube. Foram apresentadas três metodologias distintas: Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Método Ágil eduScrum, tendo como objetivo deste estudo de caso analisar o nível de conhecimento dos participantes sobre o eduScrum, por meio de questionários antes e após o minicurso feito na plataforma Google Formulários. Concluiu-se, no pré-teste, que nenhum dos acadêmicos conhecia o eduScrum e, no pós-teste, houve resultados relevantes para uma possível utilização do eduScrum nas aulas experimentais, compondo, assim, uma metodologia que pode contribuir para o ensino de Física Experimental e abrindo espaço para novos estudos sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC; CONSED; UNDIME, 2017.

COUTINHO, C. P. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2019. 421p.

EDUSCRUM. The EduScrum Guide: the rules of the game. Disponível em: https://eduscrum.com.ru/wp-content/uploads/2020/01/The_eduScrum-guide-English_2.0_update_21-12-2019.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

MICHELON, C.. M. .; SANTOS, N. V. DOS . Questionário online como estratégia de coleta de dados para trabalho de conclusão de curso: Relato de experiência. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e30388, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30388. Acesso em: 8 dez. 2022.

Monteiro, M. de F. .; González, M. V. S. .; Fonseca, G. F.; VianA, F. R. . A robótica educacional e a aprendizagem das regras em sala de aula: uma proposta inclusive. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e1117, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20363. Acesso em: 8 dez. 2022.

NESI, E. R., CANOLA, K. M., MARQUEZIN, V. A. N., OLIVEIRA, E. C. DOS S. DE, MARTINES, L., MAGRON, A. A., VIEIRA, T. F., & BATISTA, M. C. Perspectivas e desafios atuais no ensino de física. Brazilian Journal of Development, Curitiba, PR, v. 7, n. 2, p. 17285-17298, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/24969. Acesso em: 30 de jun. 2022.

PAZ, J. F.; ROCHA, R. S. Metodologias ativas, pensamento crítico e criativo e outras tendências para o ensino na atualidade. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, TO, v. 8, n. 41, p. 121-131, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/112. Acesso em: 30 de jun. 2022.

ROSA, C. W.; ROSA, A. B. Ensino da Física: Tendências e desafios na prática docente. Revista Iberoamericana de Educación, n. 43, v. 1, 2007. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2343. Acesso em: 30 de jun. 2022.

STUDART, N. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 3, n. 3, p. 1-24, 2019. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rpf. Acesso em: 26 de jun. 2022.

TEIXEIRA, R. L. P. .; SILVA, P. C. D.; BRITO, M. L. DE A. Gamificação para o ensino de engenharia no contexto da indústria 4.0: metodologia estratégica para a motivação dos estudantes. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23964, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23964. Acesso em: 8 dez. 2022.

Downloads

Publicado

11-05-2023

Como Citar

LIMA, Luiz Paulo Fernandes; LIMA, Francisco Herbert Vasconcelos. Análise do nível de conhecimento de acadêmicos do curso de física sobre o eduScrum: um estudo de caso. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e30588, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30588. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência