IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO PARA ORGANIZAÇÃO RURAL: UMA BREVE REFLEXÃO

Autores/as

  • Larissa Ponce de Leon Quintas Ferreira de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moises Cunha Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Organizações rurais; Pesquisa de mercado; Marketing.

Resumen

A pesquisa objetiva refletir sobre a importância da pesquisa de mercado para organização rural. A metodologia consiste na revisão da literatura que aborda pesquisa de mercado e organizações rurais. A partir da reflexão o estudo aponta que a pesquisa de mercado torna-se importante para as organizações rurais por possibilitar o conhecimento de produtos, concorrentes e consumidores, facilitando o alcance das metas organizacionais e maior participação no mercado em virtude de ser possível um atendimento mais satisfatório das necessidades dos consumidores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Natália Ferreira. Gestão de pessoas e empresa rural. 2009.37p. Monografia apresentada às Faculdades Integradas do Norte de Minas para obtenção do título de bacharelado em Administração.

BRANDT, Sergio Albert. O Planejamento da Nova Empresa Rural Brasileira. Rio de Janeiro: APEC, 1973.

HAGUE, Paul; JACKSON, Peter. Faça sua própria pesquisa de mercado. São Paulo: Nobel, 1997.

LIVINGSTONE, James M. Pesquisa de Mercado: Uma abordagem operacional. São Paulo: Atlas, 1982.

ROESCH, S. M. A. Projeto de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

SOUZA, Ricardo et al. A Administração da Fazenda. São Paulo: Globo, 1995.

TAGLIACARNE, Guglielmo. Pesquisa de Mercado: técnica pratica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1978.

Publicado

02-01-2012

Cómo citar

CARVALHO, L. P. de L. Q. F. de .; CAVALCANTE, M. C. .; BRITO, M. L. de A. .; ARAÚJO, M. V. P. de . IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO PARA ORGANIZAÇÃO RURAL: UMA BREVE REFLEXÃO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e311, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21935. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos