IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO PARA ORGANIZAÇÃO RURAL: UMA BREVE REFLEXÃO

Autores

  • Larissa Ponce de Leon Quintas Ferreira de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moises Cunha Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Organizações rurais; Pesquisa de mercado; Marketing.

Resumo

A pesquisa objetiva refletir sobre a importância da pesquisa de mercado para organização rural. A metodologia consiste na revisão da literatura que aborda pesquisa de mercado e organizações rurais. A partir da reflexão o estudo aponta que a pesquisa de mercado torna-se importante para as organizações rurais por possibilitar o conhecimento de produtos, concorrentes e consumidores, facilitando o alcance das metas organizacionais e maior participação no mercado em virtude de ser possível um atendimento mais satisfatório das necessidades dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Natália Ferreira. Gestão de pessoas e empresa rural. 2009.37p. Monografia apresentada às Faculdades Integradas do Norte de Minas para obtenção do título de bacharelado em Administração.

BRANDT, Sergio Albert. O Planejamento da Nova Empresa Rural Brasileira. Rio de Janeiro: APEC, 1973.

HAGUE, Paul; JACKSON, Peter. Faça sua própria pesquisa de mercado. São Paulo: Nobel, 1997.

LIVINGSTONE, James M. Pesquisa de Mercado: Uma abordagem operacional. São Paulo: Atlas, 1982.

ROESCH, S. M. A. Projeto de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

SOUZA, Ricardo et al. A Administração da Fazenda. São Paulo: Globo, 1995.

TAGLIACARNE, Guglielmo. Pesquisa de Mercado: técnica pratica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1978.

Downloads

Publicado

02-01-2012

Como Citar

CARVALHO, L. P. de L. Q. F. de .; CAVALCANTE, M. C. .; BRITO, M. L. de A. .; ARAÚJO, M. V. P. de . IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO PARA ORGANIZAÇÃO RURAL: UMA BREVE REFLEXÃO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e311, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21935. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos