El impacto de la satisfacción y la motivación en la creación de un clima organizativo saludable

Autores/as

Palabras clave:

Satisfacción. Clima organizacional. Motivación.

Resumen

El objetivo principal de este estudio fue identificar el nivel de satisfacción de los empleados de un complejo turístico localizado en Santa Catarina a través de la aplicación de una encuesta de clima organizacional, dado que esta herramienta de gestión estratégica permite a los gestores de la organización identificar cómo se sienten los empleados con relación a diferentes factores, como salario, líderes, compañeros de trabajo, estructura, entre otros. De este modo, es posible analizar qué aspectos influyen positiva o negativamente en la satisfacción y motivación de los empleados para crear un entorno organizativo sano y duradero. La investigación abarcó temas como: el clima organizacional y su influencia en la satisfacción y motivación laboral, los factores que influyen en la satisfacción laboral, los métodos e instrumentos utilizados para medir el clima organizacional y la satisfacción laboral y, por último, los beneficios de evaluar el clima organizacional y la satisfacción laboral para la empresa y sus empleados. Como apoyo, la investigación se llevó a cabo mediante un cuestionario con 31 preguntas cerradas en una escala de acuerdo, con una muestra de 72 empleados, buscando evaluar su satisfacción con la organización. Con los resultados obtenidos, fue posible identificar cada punto donde los empleados mostraron mayor satisfacción, principalmente en lo que se refiere al respeto, colaboración y relación entre sus compañeros de trabajo, aunque existen puntos donde la organización debe buscar mejorar, buscando promover un ambiente de trabajo que contribuya para el desempeño de la organización. 

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Biografía del autor/a

Jairo Jhuan Pinheiro de Moraes, Centro Universitário UNIAVAN

Graduado em Administração pelo Centro Universitário UNIAVAN.

Rodrigo Fernando Belli, Centro Universitário UNIAVAN

Professor do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN nas disciplinas de Fundamentos de Gestão; Gestão de Marketing, Marketing de Serviços e E-commerce, Modelos de Negócios, Mercado de Trabalho e Carreira, Finanças e Serviços Gastronômicos e Administração Estratégica. - Professor Tutor do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN dos cursos de Tecnólogo em Marketing e Bacharel em Administração. - Professor Tutor Externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, dos cursos de Tecnólogo em Logística e Processos Gerenciais. - Professor Tutor Externo da UNIGRAN nos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Logística, Contabilidade e Recursos Humanos. - Professor de Pós-graduação pela AVANTIS na disciplina Administração Estratégica Empresarial e Gestão de Clientes. - Professor de Pós-graduação pela AUPEX nas disciplinas Metodologia Científica, Logística e Gestão Empresarial. - Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. - Especialização em Vendas e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Especialização em Docência e Tutoria - Centro Universitário Avantis - UNIAVAN - Especialização em Docência no Ensino Superior - Centro Universitário Avantis - UNIAVAN - Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Técnico em Logística, Armazenagem, Distribuição e Transportes.

Ruan Carlos dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela UDESC-ESAG. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharel em Administração pela UniCV. Bacharel em Ciências Contíbeis pela UniCV. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. 

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros e pesquisador do Observatório de Finanças Públicas - OFIP, cadastrados na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

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Publicado

31-05-2024

Cómo citar

MORAES, J. J. P. de .; BELLI, R. F. .; SANTOS, R. C. dos; RAUPP, F. M. . El impacto de la satisfacción y la motivación en la creación de un clima organizativo saludable. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e35898, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/35898. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciencias Educativas, Humanas y Sociales