Análise da gestão da qualidade para a melhoria do acesso à Atenção Primária à Saúde
Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Gestão da qualidade total, Acesso aos serviços de saúdeResumo
O estudo objetiva identificar através da literatura científica como a gestão da qualidade pode influenciar na melhoria do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em fevereiro de 2023, utilizando os descritores (DeCS) e (MESH): Atenção Primária à Saúde (Primary Health Care); Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management); Acesso aos Serviços de Saúde (Health Services Accessibility). Foram identificados 526 estudos e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e análise dos estudos, 08 artigos compuseram a análise final. Os resultados apontam que, no campo da qualidade em saúde, trabalha-se com a premissa de que bons processos de trabalho levam a bons resultados quando as equipes identificam os objetivos a serem trabalhados. Logo, a utilização de ferramentas, como o MCQ, e a institucionalização da cultura do planejamento em saúde e da avaliação na APS é vital para que o processo de gestão da qualidade possa acontecer. A forma como o acesso à Atenção Básica é abordada ainda é errônea, havendo falhas e lacunas de conhecimento entre os profissionais, vínculo efraquecido entre população e equipe no seguimento da gestão e qualidade do acesso à APS.
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