Avaliação 360°: ferramenta para a gestão da diversidade?

Autores

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho; Avaliação 360º; Vieses Comportamentais; Diversidade.

Resumo

Inspirado em fatos vivenciados pelos autores, este caso aborda a avaliação do desempenho 360º e tem como dilema a decisão de usá-la como ferramenta para gerenciar a diversidade ou encontrar outros meios para tal gestão. O texto é centralizado na figura da diretora, Rosana, e aborda o impasse da implantação da avaliação 360º, medidas para minimizar vieses comportamentais e automatização do processo, sem os impactos esperados na melhoria da diversidade. A literatura pano de fundo para compreender a atual situação da empresa e direcionar a decisão do dilema é a da avaliação de desempenho e da psicologia cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTON, A.; SILVA, A. B. Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761, 2018.

ANDERSEN, S. C.; HJORTSKOV, M. Cognitive biases in performance evaluations. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 26, n. 4, p. 647-662, 2016.

BELLÉ, N.; CANTARELLI, P.; BELARDINELLI, P. Cognitive biases in performance appraisal: Experimental evidence on anchoring and halo effects with public sector managers and employees. Review of Public Personnel Administration, v. 37, n. 3, p. 275-294, 2017.

BURTON, R. A. Sobre ter certeza: Como a neurociência explica a convicção. São Paulo: Blucher, 2017.

CHIMENTI, P. C. P. S. Reflexões sobre casos de ensino memoráveis. Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 5, p. 376, 2020.

CRAIDE, A.; ANTUNES, E. D. D. Avaliação de competências 360°: Os impactos na gestão de pessoas. Revista Eletrônica de Administração, v. 10, n. 4, p. 2004.

ERSKINE, J. A.; LEENDERS, M. R.; MAUFFETTE-LEENDERS, L. Teaching with cases. London: School of Business Administration, The University of Western Ontario, 1998.

ESPINILLA, M., ANDRÉS, R., MARTÍNEZ, F. J.; MARTÍNEZ, L. A 360-degree performance appraisal model dealing with heterogeneous information and dependent criteria. Information Sciences, v. 222, p. 459-471, 2013.

EYSENCK, M. W.; KEANE, M. T. Manual de Psicologia Cognitiva. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GLEITMAN, H.; FRIDMUND, A. J.; REISBERG, D. Psicologia. 6ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

HERCHEUI, M.; GUERARD, S. The impact of artificial intelligence biases: algorithmic discrimination. Global Conference on Business and Finance Proceedings, v. 17, n. 1, p. 27-31, 2022.

HRISTOV, I., CAMILLI, R.; MECHELLI, A. Cognitive biases in implementing a performance management system: behavioral strategy for supporting managers’ decision-making processes. Management Research Review, ahead-of-print, 2022.

IVANCEVICH, J. M.; GILBERT, J. A. Diversity management: Time for a new approach. Public personnel management, v. 29, n. 1, p. 75-92, 2000.

KAHNEMAN, D. Don’t Blink! The Hazards of Confidence. New York Times, v. 19, 2011.

LIMA, V. L. C.; FREITAS, M. C. A importância da Gestão de Pessoas no ambiente organizacional. Revista de Casos e Consultoria, v. 13, n. 1, e13128809, 2022.

LONDON, M.; BEATTY, R. W. 360‐degree feedback as a competitive advantage. Human Resource Management, v. 32, n. 2‐3, p. 353-372, 1993.

MAISTO, A. A.; MORRIS, C. G. Introdução à Psicologia. 6ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MYERS, D. G. Psicologia. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

ROBERTS, G. E. Employee performance appraisal system participation: A technique that works. Public personnel management, v. 32, n. 1, p. 89-98, 2003.

SNELL, S.; BOHLANDER, G. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Judgment under Uncertainty: Heuristics and Biases: Biases in judgments reveal some heuristics of thinking under uncertainty. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124-1131, 1974.

VANDERLEI, F. R. T.; SANTOS, A. A. S.; SODRÉ, S. P.; SOUZA, B. V.; SILVA, L. A.; SILVA, E. W. P.; FREITAS, M. C.; LIMA, V. L. C. A inserção da mulher negra no mercado de trabalho e as relações étnico-raciais e de gênero. Revista de Casos e Consultoria, v. 13, n. 1, e131 29915, 2022.

Downloads

Publicado

22-05-2024

Como Citar

SANTOS, T.; RUSSO, P. T.; AMARAL, J. V. Avaliação 360°: ferramenta para a gestão da diversidade?. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e 34107, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/34107. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência