O corpo canta

Educação Somática na preparação vocal de cantores

Autores

  • Simone Santos Sousa Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Palavras-chave:

Educação somática, Preparação vocal, Corpo, Voz

Resumo

Neste trabalho propõe-se uma reflexão a respeito da preparação vocal de cantores como espaço de trabalho do corpo em movimento, alicerçada na ideia de que voz é corpo, considerado como unidade psicofísica. Para isso, discute-se o papel do corpo para o aprendizado com base na ideia de cognição como experiência corporificada apresentada pela abordagem atuacionista conforme proposta por Varela, Thompson e Rosch. Como alternativa para a preparação vocal, é apresentado o caminho da Educação Somática, e são estabelecidos os princípios que guiariam uma proposta de preparação vocal que possibilitasse aos cantores reconhecer o próprio corpo como instrumento vocal; reconhecer sua voz como corpo, um corpo que opera como unidade; e, a partir daí, ser capaz de se expressar por meio de sua voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Santos Sousa, Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Doutora, Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALEXANDER, F. Matthias. O uso de si mesmo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

BERTAZZO. Ivaldo. Fases da vida: da gestação à puberdade. São Paulo: Edições SESC, 2018.

BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BOLSANELLO, Débora Pereira. Educação Somática: ecologia do movimento humano. Curitiba: Editora Juruá, 2016.

BOLSANELLO, Débora Pereira. Educação Somática: o corpo enquanto experiência. Revista Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 2, p. 99-106, mai/ago. 2007.

CAMPIGNION, Philippe. Respir-Ações: a respiração para uma vida saudável. São Paulo: Summus, 1998.

DE GIORGI, Margherita. Dando forma ao corpo vivo: paradigmas do soma e da autoridade em escritos de Thomas Hanna. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 54-84, jan./abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266047458. Acesso em: 5 mai. 2020.

FERNANDES, Ciane. Quando o todo é mais que a soma das partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 9-38, jan./abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266047585. Acesso em 5 mai. 2020.

FORTIN, Sylvie. Educação Somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, Universidade Federal da Bahia, v. 2, n. 2, p. 40-55, 22 out. 1999.

GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. Revista O Percevejo Online, v. 2, n.2, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1446. Acesso em: 28 abr. 2020.

HANNA, Thomas. What is Somatics? Somatics: Magazine-Journal of the Bodily Arts and Sciences, v. 5, n. 4, Spring/Summer 1986. Disponível em: https://somatics.org/library/htl-wis1. Acesso em: 25 jun. 2019.

KEIL, Ivete; TIBURI, Márcia. Diálogo sobre o corpo. Porto Alegre: Escritos Editora, 2004.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444. Acesso 5 mai. 2019.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

NELSON, Samuel H.; BLADES-ZELLER, Elizabeth. Singing With Your Whole Self: The Feldenkrais Method and Voice. London: The Scarecrow Press, 2002.

PEIXOTO, Adão José. Os sentidos formativos das concepções de corpo e existência na fenomenologia de Merleau-Ponty. Revista da Abordagem Gestáltica, v. 18, n. 1, p. 43-51, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672012000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 7 jun. 2018.

SOUSA, Simone Santos. O corpo canta: Educação Somática e preparação vocal no canto coral. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO FLADEM BRASIL, 2., 2018, Vitória. Anais [...] Vitória: FLADEM / FAMES, 2018.

SUNDBERG, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

TODD, Mabel E. The Thinking Body. New York: Dance Horizons, 1937.

VARELA, Francisco. Three Gestures of Becoming Aware. [Entrevista concedida a] Claus Otto Scharmer. Presencing Institute, 12 jan. 2000. Disponível em: https://www.presencing.org/aboutus/theory-u/leadership-interview/francisco_varela. Acesso em 27 jul. 2020.

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. Embodied Mind: cognitive science and human experience. New York: MIT Press, 1993.

Downloads

Publicado

29-07-2022

Como Citar

SOUSA, S. S. O corpo canta: Educação Somática na preparação vocal de cantores. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–25, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28407. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos