O corpo canta

Educação Somática na preparação vocal de cantores

Auteurs-es

  • Simone Santos Sousa Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Mots-clés :

Educação somática, Preparação vocal, Corpo, Voz

Résumé

Neste trabalho propõe-se uma reflexão a respeito da preparação vocal de cantores como espaço de trabalho do corpo em movimento, alicerçada na ideia de que voz é corpo, considerado como unidade psicofísica. Para isso, discute-se o papel do corpo para o aprendizado com base na ideia de cognição como experiência corporificada apresentada pela abordagem atuacionista conforme proposta por Varela, Thompson e Rosch. Como alternativa para a preparação vocal, é apresentado o caminho da Educação Somática, e são estabelecidos os princípios que guiariam uma proposta de preparação vocal que possibilitasse aos cantores reconhecer o próprio corpo como instrumento vocal; reconhecer sua voz como corpo, um corpo que opera como unidade; e, a partir daí, ser capaz de se expressar por meio de sua voz.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Simone Santos Sousa, Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Doutora, Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará.

Références

ALEXANDER, F. Matthias. O uso de si mesmo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

BERTAZZO. Ivaldo. Fases da vida: da gestação à puberdade. São Paulo: Edições SESC, 2018.

BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BOLSANELLO, Débora Pereira. Educação Somática: ecologia do movimento humano. Curitiba: Editora Juruá, 2016.

BOLSANELLO, Débora Pereira. Educação Somática: o corpo enquanto experiência. Revista Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 2, p. 99-106, mai/ago. 2007.

CAMPIGNION, Philippe. Respir-Ações: a respiração para uma vida saudável. São Paulo: Summus, 1998.

DE GIORGI, Margherita. Dando forma ao corpo vivo: paradigmas do soma e da autoridade em escritos de Thomas Hanna. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 54-84, jan./abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266047458. Acesso em: 5 mai. 2020.

FERNANDES, Ciane. Quando o todo é mais que a soma das partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 9-38, jan./abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266047585. Acesso em 5 mai. 2020.

FORTIN, Sylvie. Educação Somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, Universidade Federal da Bahia, v. 2, n. 2, p. 40-55, 22 out. 1999.

GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. Revista O Percevejo Online, v. 2, n.2, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1446. Acesso em: 28 abr. 2020.

HANNA, Thomas. What is Somatics? Somatics: Magazine-Journal of the Bodily Arts and Sciences, v. 5, n. 4, Spring/Summer 1986. Disponível em: https://somatics.org/library/htl-wis1. Acesso em: 25 jun. 2019.

KEIL, Ivete; TIBURI, Márcia. Diálogo sobre o corpo. Porto Alegre: Escritos Editora, 2004.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444. Acesso 5 mai. 2019.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

NELSON, Samuel H.; BLADES-ZELLER, Elizabeth. Singing With Your Whole Self: The Feldenkrais Method and Voice. London: The Scarecrow Press, 2002.

PEIXOTO, Adão José. Os sentidos formativos das concepções de corpo e existência na fenomenologia de Merleau-Ponty. Revista da Abordagem Gestáltica, v. 18, n. 1, p. 43-51, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672012000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 7 jun. 2018.

SOUSA, Simone Santos. O corpo canta: Educação Somática e preparação vocal no canto coral. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO FLADEM BRASIL, 2., 2018, Vitória. Anais [...] Vitória: FLADEM / FAMES, 2018.

SUNDBERG, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

TODD, Mabel E. The Thinking Body. New York: Dance Horizons, 1937.

VARELA, Francisco. Three Gestures of Becoming Aware. [Entrevista concedida a] Claus Otto Scharmer. Presencing Institute, 12 jan. 2000. Disponível em: https://www.presencing.org/aboutus/theory-u/leadership-interview/francisco_varela. Acesso em 27 jul. 2020.

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. Embodied Mind: cognitive science and human experience. New York: MIT Press, 1993.

Publié-e

29-07-2022

Comment citer

SOUSA, S. S. O corpo canta: Educação Somática na preparação vocal de cantores. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–25, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28407. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos