Musicalização Infantil e Ensino Remoto Emergencial

formação de professores de música em projeto de extensão

Autores

  • Angelita Broock Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-5344-0024
  • Ana Cec´ília Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Formagio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Silene Leão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinícius Carlos Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Musicalização Infantil, Ensino Remoto Emergencial, Extensão Universitária

Resumo

Desde março de 2020, com a chegada da pandemia de COVID-19 e do distanciamento social, professores de diferentes níveis e contextos tiveram que reinventar suas práticas pedagógicas e se adequar ao Ensino Remoto Emergencial. Assim também ocorreu com as aulas de musicalização infantil do Centro de Musicalização Integrado (CMI), um órgão complementar da Escola de Música da UFMG que oferece aulas de música para a comunidade através de projetos de extensão. Foi necessário readequar toda a estrutura da instituição para o modo on-line e surgiu a necessidade da realização de um estudo sistematizado com os objetivos de compreender como as aulas de música on-line foram recebidas pelas famílias dos alunos e contribuir com a formação de professores estagiários de musicalização infantil para o formato on-line. Foi realizada, então, uma pesquisa-ação, a partir das aulas de 4 turmas de musicalização infantil, com a participação de 40 famílias voluntárias nas aulas virtuais no CMI durante 8 semanas, de maio a julho de 2021, ministradas por estagiários. A partir dos resultados foi possível afirmar que as aulas de musicalização infantil por meio do Ensino Remoto Emergencial suscitaram trocas de experiências e alternativas de soluções práticas e criativas para esse formato de aula. Assim, mesmo diante de tantas limitações, podemos considerar que as aulas de musicalização infantil on-line foram eficientes e provocaram transformações positivas, tanto nos estagiários quanto nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Broock, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Diretora do Centro de Musicalização Integrado, órgão complementar da Escola de Música da UFMG.

Referências

BEHAR, Patrícia Alejandra. Artigo: O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. [Porto Alegre: UFRGS], 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 05 set. 2020.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil, propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

BROOCK, Angelita Maria Vander. Formação de professores para a educação musical infantil: o papel da extensão universitária. 2013. 182 f. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

BROOCK, Angelita. Musicalização infantil online: conexões e desafios. RELAdEI, Revista Latinoamericana de Educación Infantil, v. 10, n. 1, p. 157-169, 2021. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7789. Acesso em: 09 fev. 2022.

FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 5, 2002.

GAINZA, Violeta. Estudos de psicopedagogia musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.

ILARI, Beatriz. A community of practice in music teacher training: The case of Musicalização Infantil. Research Studies in Music Education, v. 1, n. 32, p. 43-60, 2010.

KOOPS, Lisa; WEBBER, Samantha. ‘‘Something is better than nothing”: Early childhood caregiver–child music classes taugh remotely in the time of COVID-19. International Journal of Music in Early Childhood, v. 15, n. 2, p. 135–156, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1386/ijmec_00018_1. Acesso em: 09 fev. 2022.

MADALOZZO, Tiago. A prática criativa e a autonomia musical infantis: sentidos musicais e sociais do envolvimento de crianças de cinco anos de idade em atividades de musicalização. 2019. 152 f. Tese (Doutorado em Música) - Setor de Artes, Comunicação e Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

MADALOZZO, Tiago; MADALOZZO, Vivian; BROOCK, Angelita; WILLE, Regiana. Musicalização Infantil no modo remoto: temas para reflexão. In: ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO GRUPO MÚSICA E EDUCAÇÃO, 11., MusE, v.1, n.1, 2021. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2021. Disponível em https://grupodepesquisamuse.files.wordpress.com/2021/10/anais-xi-encontro-1.pdf . Acesso em: 28 out. 2021

MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Acesso em: 16 mar. 2022.

OLIVEIRA, Alda. A abordagem PONTES para a Educação Musical: aprendendo a articular. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

OLIVEIRA, Alda. Abordagem PONTES na formação continuada de professores de música. Apostila do curso ministrado no XVII Encontro Anual da ABEM. Publicação artesanal, São Paulo, de 08 a 11 de outubro de 2008.

OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação De Professores, Itapetininga, v. 5, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179/110. Acesso em: 01 dez. 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Recomendações sobre o uso saudável das telas digitais em tempos de pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22521b-NA_Recom_UsoSaudavel_TelasDigit_COVID19__BoasTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: 25 fev. 2022.

SOUZA, Isaac. Educação musical para crianças de zero a três anos de idade em tempos de pandemia e isolamento social: um estudo sobre práticas docentes de professores de música. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

SOUZA, Isaac, BROOCK, Angelita, LOPES, Helena. Musicalização online para a primeira infância em tempos de pandemia: reflexões sobre práticas em construção. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2020. Anais eletrônicos […]. ABEM, 2020 . Disponível em http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/viewFile/613/422. Acesso em 09 fev. 2022.

SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. acesso em

jul. 2022.

WILLE, Regiana; CASTRO, Camila. Desafios e possibilidades da extensão

universitária através da musicalização infantil em meio à pandemia da covid-19. In: MICHELON, Francisca Ferreira; BANDEIRA, Ana da Rosa; LIMA, Paula Garcia; ZIMMERMANN, Letícia Silva Dutra (orgs.). Conexões para um tempo suspenso: extensão universitária na pandemia. Pelotas: Ed. UFPel, 2020. p. 667-677.

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

BROOCK, A. .; FERREIRA, A. C.; FORMAGIO, G.; LEÃO, S.; PEREIRA, V. C. Musicalização Infantil e Ensino Remoto Emergencial: formação de professores de música em projeto de extensão. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–26, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28479. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos