Musicalização Infantil e Ensino Remoto Emergencial

formação de professores de música em projeto de extensão

Autores

  • Angelita Broock Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-5344-0024
  • Ana Cec´ília Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Formagio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Silene Leão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinícius Carlos Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Musicalização Infantil, Ensino Remoto Emergencial, Extensão Universitária

Resumo

Desde março de 2020, com a chegada da pandemia de COVID-19 e do distanciamento social, professores de diferentes níveis e contextos tiveram que reinventar suas práticas pedagógicas e se adequar ao Ensino Remoto Emergencial. Assim também ocorreu com as aulas de musicalização infantil do Centro de Musicalização Integrado (CMI), um órgão complementar da Escola de Música da UFMG que oferece aulas de música para a comunidade através de projetos de extensão. Foi necessário readequar toda a estrutura da instituição para o modo on-line e surgiu a necessidade da realização de um estudo sistematizado com os objetivos de compreender como as aulas de música on-line foram recebidas pelas famílias dos alunos e contribuir com a formação de professores estagiários de musicalização infantil para o formato on-line. Foi realizada, então, uma pesquisa-ação, a partir das aulas de 4 turmas de musicalização infantil, com a participação de 40 famílias voluntárias nas aulas virtuais no CMI durante 8 semanas, de maio a julho de 2021, ministradas por estagiários. A partir dos resultados foi possível afirmar que as aulas de musicalização infantil por meio do Ensino Remoto Emergencial suscitaram trocas de experiências e alternativas de soluções práticas e criativas para esse formato de aula. Assim, mesmo diante de tantas limitações, podemos considerar que as aulas de musicalização infantil on-line foram eficientes e provocaram transformações positivas, tanto nos estagiários quanto nos alunos.

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Biografia do Autor

Angelita Broock, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Diretora do Centro de Musicalização Integrado, órgão complementar da Escola de Música da UFMG.

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Publicado

30-07-2022

Como Citar

BROOCK, A. .; FERREIRA, A. C.; FORMAGIO, G.; LEÃO, S.; PEREIRA, V. C. Musicalização Infantil e Ensino Remoto Emergencial: formação de professores de música em projeto de extensão. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–26, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28479. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos