Comparação da qualidade de áudio entre plataformas de webconferência aplicadas ao ensino e aprendizagem musical

Autores

  • Alexandre Maiorino Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://orcid.org/0000-0002-3770-0217
  • Júlio César de Melo Colabardini Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • João Cláudio Amorim Pinheiro Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:

Ensino musical, Tecnologias digitais, Webconferência, Ensino de música online, Educação a distância

Resumo

O ensino e aprendizagem musical na contemporaneidade perpassa a utilização de recursos tecnológicos digitais. Aulas no formato online e síncrono podem fazer uso de plataformas de webconferência, já solidificadas no mercado. Entretanto, os codecs de áudio destas plataformas estão focados na transmissão da fala e suas configurações padrão podem prejudicar a sonoridade de instrumentos musicais. O objetivo central deste trabalho foi realizar um levantamento de sete plataformas de webconferência e avaliar a qualidade de transmissão de áudio desses softwares, dando enfoque à qualidade de áudio proporcionada para a utilização em aulas de música ministradas online. Os resultados mostraram que a maioria das plataformas não transmitem conteúdo musical de forma satisfatória, principalmente pelo fato de focarem a transmissão da voz falada. Duas plataformas se sobressaíram neste estudo e foram consideradas adequadas para o ensino musical, Webex e Zoom, ambas com configurações específicas para transmissão de música. Espera-se que este estudo possa auxiliar educadores na escolha adequada de recursos tecnológicos para aulas de música ministradas online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Maiorino, Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutor, Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Júlio César de Melo Colabardini, Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutor, Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

João Cláudio Amorim Pinheiro, Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Discente, Curso Técnico em Música, com habilitação em Processos Fonográficos, da Escola de M´´usica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ARROYO, Margarete. Mídias sociais como fontes de pesquisa documental acerca da educação musical contemporânea. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), XXIV, 2014, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ANPPOM, 2014. p. 1-10. Disponível em: https://anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/263. Acesso em: 21 mar. 2022.

BEHRINGER. Measurement Condenser Microphone ECM8000 Technical Specifications. Behriger, 2021.

BENASSI, Claudio Alves; VICTORIO, Roberto Pinto. Aprendizagem de instrumento a distância: mediação tecnológica e interação em tempo real. Revista Diálogos: linguagens em movimento. Caderno Música, Arte e Cultura, Cuiabá, v. 2, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2763/1888. Acesso em: 21 mar. 2022.

DOTTA, Sílvia; BRAGA, Juliana; PIMENTEL, Edson. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO, 23., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: SBIE, 2012. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2012/0015.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.

DYE, Keith. Student and instructor behaviors in online music lessons: an exploratory study. International Journal of Music Education, Texas Tech University School of Music, USA, v. 34, n. 2, p. 161-170, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0255761415584290. Acesso em: 21 mar. 2022.

Emanuele, Carmine; GHISI, Daniele; LOSTANLEN, Vincent; LÉVY, Fabien; FINEBERG, Joshua; MARESZ, Yan. TinySOL: an audio dataset of isolated musical notes (6.0) [Data set]. Zenodo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3685367. Acesso em: 21 mar. 2022.

FARIA, Elísio. O tutor na Educação a Distância: a construção de conhecimentos pela interação nos ambientes midiáticos no contexto da educação libertadora. Scientia FAER, Olímpia, SP, Ano 2, v. 2, 2010. Disponível em: https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170802100911.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.

MOORE, Michael. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, ago. 2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_Moore.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.

HOWELL, Ian L. et al. Preliminary Report: Comparing the Audio Quality of Classical Music Lessons over Zoom, Microsoft Teams, Voicelessonsapp, And Apple Facetime. Special Report of the NEC Voice and Sound Analysis Laboratory, New England Conservatory of Music, Boston, USA, 2020. Disponível em: https://www.ianhowellcountertenor.com/preliminary-report-testing-video-conferencing-platforms. Acesso em: 21 mar. 2022.

RIBEIRO, Giann Mendes. Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância: uma perspectiva contemporânea da motivação. [241f.]. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SABBATINI, Renato. O que é Videoconferência e Como Funciona. Campinas, 2007. Disponível em: https://ead.edumed.org.br/index.php?lang=es_utf8. Acesso em: 21 mar. 2022.

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

MAIORINO, A.; COLABARDINI, J. C. de M.; PINHEIRO, J. C. A. Comparação da qualidade de áudio entre plataformas de webconferência aplicadas ao ensino e aprendizagem musical. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–39, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/28483. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos