Análise do ENADE 2011/2014

uma reflexão acerca da formação e da avaliação do ensino na área de Licenciatura em Música no Brasil

Autores

  • Edilson Assunção Rocha Universidade Federal de São João del-Rei
  • Bruno Mangueira Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0001-9188-3360
  • Flavia Candusso Universidade Federal da Bahia
  • Jane Borges Universidade Federal de São Carlos
  • Marli Batista Ávila Universidade Anhembi Morumbi
  • Teresa Mateiro Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-3527-8366
  • Vanildo Mousinho Marinho Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

ENADE, Licenciatura em Música, SINAES, INEP

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir os resultados das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ENADE, na área de Licenciatura em Música com base nos relatórios de 2011 e 2014. Através da descrição dos processos, levantamento de dados e da análise dos principais dados identificados dos relatórios, foi possível identificar o ENADE como uma ferramenta útil para que se realizem reflexões acerca da formação dos licenciandos em música nas instituições de ensino superior, e verificar sua importância como referencial para o ensino das licenciaturas pelo Brasil. Recomenda-se que estudos como este continuem a ser realizados.

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Biografia do Autor

Edilson Assunção Rocha, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor e Mestre em Regência pela Escola de Música da UFBA. Possui graduação em Regência e Canto pela Escola de Música da UFMG. Professor Associado na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Música da UFSJ-PPGMUSI lider do grupo de pesquisa Grupo de Musicologia da UFSJ.

Bruno Mangueira, Universidade de Brasília

Bacharel, mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2001, 2006 e 2012), com período de doutorado sanduíche na University of Cincinnati (EUA, 2011). Realizou pós-doutorado na City University of New York (2020-2021). É professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília, onde coordena o Laboratório de Guitarra e Música Popular e lidera o Núcleo de Estudos em Música Popular.

Flavia Candusso, Universidade Federal da Bahia

Doutorada e mestre em Música/Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Instrumento (Piano) pelo Conservatorio Giuseppe Niccolini de Piacenza/Itália. Professora do Curso de Licenciatura em Música da Escola de Música, docente permanente do PPGMUS da UFBA.

Jane Borges, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE-USP (2009). Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP. (2003). Graduação em Música com habilitação em Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (1984) e Bacharelado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, STBSB (1980). Professora aposentada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Marli Batista Ávila, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora e mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Graduada em Licenciatura em Educação Artística Música pelo Instituto Musical de São Paulo e em Instrumento Musical - Harmônica - Conservatório Musical Carlos Gomes.

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação - Ed. Musical pela Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha. Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES).

Vanildo Mousinho Marinho, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Composição e Regência (opção Composição) pela UFBA. Bacharel em Música (Instrumento Percussão) pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Educação Musical da UFPB.

Referências

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Publicado

15-08-2023

Como Citar

ASSUNÇÃO ROCHA, E.; MANGUEIRA, B.; CANDUSSO, F. M. C.; BORGES, J.; ÁVILA, M. B. .; MATEIRO, T.; MARINHO, V. M. Análise do ENADE 2011/2014: uma reflexão acerca da formação e da avaliação do ensino na área de Licenciatura em Música no Brasil. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–27, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31099. Acesso em: 29 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos