Análise do ENADE 2011/2014
uma reflexão acerca da formação e da avaliação do ensino na área de Licenciatura em Música no Brasil
Palavras-chave:
ENADE, Licenciatura em Música, SINAES, INEPResumo
Este estudo tem como objetivo discutir os resultados das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ENADE, na área de Licenciatura em Música com base nos relatórios de 2011 e 2014. Através da descrição dos processos, levantamento de dados e da análise dos principais dados identificados dos relatórios, foi possível identificar o ENADE como uma ferramenta útil para que se realizem reflexões acerca da formação dos licenciandos em música nas instituições de ensino superior, e verificar sua importância como referencial para o ensino das licenciaturas pelo Brasil. Recomenda-se que estudos como este continuem a ser realizados.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 146/2002, aprovado em 3 de abril de 2002: Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao. Acesso em: 24 nov. 2008
INEP. Portaria nº 224, de 26 de julho de 2011. Brasília, 2011a. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=19&data=27/07/2011. Acesso em: 26 jun. 2023.
INEP. SINAES. ENADE 2011: Relatório Síntese de Área: Música (Licenciatura). Brasília, 2011b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2011/2011_rel_musica.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.
INEP. Portaria nº 262, de 2 de junho de 2014. Brasília, 2014a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2014/diretrizes_cursos_diploma_licenciatura/diretrizes_licenciatura_musica.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.
INEP. SINAES. ENADE 2014: Relatório Síntese de Área: Música (Licenciatura). Brasília, 2014b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2014/2014_rel_musica_licenciatura.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.
MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. Revista da ABEM, n. 22, p. 57-66, 2009. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/226. Acesso em: 26 nov. 2017.
MATEIRO, Teresa. Preparing Music Teachers in Brazil. In: ARÓSTEGUI, J. L.; HEILING, G. (ed.). Educating music teachers for the 21st Century. Rotterdam: Sense Publishers, 2011a.
MATEIRO, Teresa. Education of Music Teachers: a study of a Brazilian higher education programs. International Journal of Music Education, v. 29, n. 45, p. 45-71, 2011b. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0255761410372758. Acesso em: 26 nov. 2017.
MATEIRO, Teresa. Músicos, pedagogos y arteeducadores con especialidad en educación musical: Un análisis sobre la formación docente en países suramericanos. Profesorado, v. 14, n. 2, p. 29-40, 2010. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42636. Acesso em: 26 nov. 2017
SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 2. ed. ampl. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/MEC), 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=556-sinaes-355&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.