Francesco Geminiani (1687-1762)

tratadista e autoridade

Autores

Palavras-chave:

Francesco Geminiani, Música Instrumental Inglesa, Didascalia, Gostos Reunidos

Resumo

O presente artigo analisa o posicionamento de Francesco Geminiani (1687-1762) como modelo de autoridade para a música instrumental inglesa no século XVIII. Italiano natural de Lucca, radicou-se em Londres em 1714 e desenvolveu prolífica atividade profissional como violinista, compositor, professor e autor de tratados musicais. A partir do conceito de emulação enunciado por Geminiani, analisamos suas preceptivas (publicadas entre 1748 e 1762), tanto do ponto de vista textual quanto composicional. É possível identificar que o tratadista, além de emular o modelo didascálico estabelecido por John Playford (1623-1686/1687) no século XVII, coloca-se junto a auctoritates da música inglesa antiga (David Rizzio), italiana (Arcangelo Corelli) e francesa (Jean-Baptiste Lully). Nesse sentido, conclui-se que Francesco Geminiani estabelece-se como figura modelar para a música instrumental inglesa a partir dos gostos reunidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Held, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pós-Doutorado no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Referências

ADDISON, Joseph. Os prazeres da imaginação. In: CADERNOS de Anglística 4. Tradução de Alcinda Pinheiro de Souza et al. Lisboa: Edições Colibri, 2002.

AUGUSTIN, Kristina. Mais uma vez em defesa da viola da gamba: tradução e comentários à obra: Defense de la basse de viole contre les enterprises du violon et les pretensions du violoncel, Hubert le Blanc, Amsterdã 1740. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2001.257690. Acesso em: 28 fev. 2025.

CARERI, Enrico. Geminiani, Francesco (Saverio) [Xaverio], 2001. In: GROVE Music Online. Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.10849. Acesso em: 28 fev. 2025.

CLEMENTS, Joana. The creation of “ancient” Scottish music history, 1720-1838. Tese (Doutorado em Música) – University of Glasgow, Glasgow, 2013. Disponível em: https://theses.gla.ac.uk/4699/. Acesso em: 28 fev. 2025.

GEMINIANI, Francesco. Rules for playing in a true taste. London: c.1748.

GEMINIANI, Francesco. A treatise of good taste in the art of musick. London: 1749.

GEMINIANI, Francesco. The art of playing on the violin. London: 1751.

GEMINIANI, Francesco. The art of accompaniament. London: John Johnson, 1756-1757. v. 1-2.

GEMINIANI, Francesco. Guida armonica. London: John Johnson, 1756.

GEMINIANI, Francesco. The harmonical miscellany. London: John Johnson, 1758. v. 1-2.

GEMINIANI, Francesco. The art of playing the guitar or cittra. Edinburgh: Robert Bremner, 1760.

HELD, Marcus. O caminho para a emulação: Francesco Geminiani e a consolidação do estilo inglês no século XVIII (1714-1762). Tese (Doutorado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-13072022-153129/. Acesso em: 25 fev. 2025.

HERISSONE, Rebecca. Musical creativity in Restoration England. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

HOLMAN, Peter. Geminiani, David Rizzio and the Italian cult of Scottish music. In: HOGWOOD, Christopher (org.). Geminiani Studies. Bologna: Ut Orpheus Edizioni, 2013.

LAMPE, Frederick. The Art of Musick. London: C. Corbett, 1740.

LE BLANC, Hubert. Defense de la basse de viole contre les entréprises du violon et les prétensions du violoncel. Amsterdam: Pierre Mortier, 1740.

LINDGREN, L. Bononcini, Giovanni, 2004. In: OXFORD Dictionary of National Biography. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ref:odnb/40565. Acesso em: 28 fev. 2025.

LONDON COUNTRY JOURNAL. London, 14 dez. 1734.

MARSHALL, Rosalind. Riccio, David (c.1533-1566), 2004. In: Oxford Dictionary of National Biography. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ref:odnb/23475. Acesso em: 28 fev. 2025.

NORTH, Roger. The Musicall Grammarian [1728]. Ed. Mary Chan e Jamie Kassler. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

OSWALD, James. A second collection of curious scots tunes for a violin and german flute with a thorough bass for the harpsicord. London: Simpson, 1743.

PLAYFORD, John. The English dancing master. London: J. Playford, 1651.

PLAYFORD, John. The Division Violin. London: J. Playford, 1684.

QUINTILIANO, Marco Fábio. Instituição oratória. Tradução de Bruno Basseto. Campinas: Editora da Unicamp, 2015. v. 2.

RIDER, John. Biblioteca Scholastica. Oxford: J. Barnes, 1589.

THOMSON, William. Orpheus Caledonius: or a collection of scots songs set to musick. London: 1726 (2ª ed. 1733).

Publicado

05-09-2025

Como Citar

HELD, Marcus. Francesco Geminiani (1687-1762): tratadista e autoridade. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/39635. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Retórica no Antigo Regime