Jogos de improvisação no ensino coletivo do violoncelo

uma proposta de música e cidadania

Autores

Palavras-chave:

Ensino coletivo, Jogos de improvisação, Ensino do violoncelo

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar parte de uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade de São Paulo nos anos de 2017 e 2018 e algumas reflexões que se originaram a partir da sua elaboração e implementação. Tal pesquisa discutiu a utilização de 10 jogos de improvisação direcionados ao ensino coletivo do violoncelo e sua aproximação com as poéticas da música contemporânea. Foi utilizada a abordagem qualitativa da pesquisa-ação, com base em Flick (2009), Tripp (2005) e Thiollent (2005). O campo empírico foi constituído por três projetos de ensino coletivo do estado de São Paulo: o Instituto Baccarelli, o Projeto Guri e o Instituto Fukuda. A produção dos dados aconteceu por meio da observação participante, com a escrita de um diário de campo, de entrevistas e de questionários. A forma de análise utilizada foi a triangulação dos dados, conforme indicado por Denzin (2000). Entre os resultados apresentados, foi considerado que os jogos puderam promover a aproximação dos estudantes com as poéticas da música contemporânea; desenvolveram a proatividade crítica e o empoderamento criativo dos estudantes; promoveram a integração, novas formas de escuta e novas maneiras de abordar o instrumento; e se mostraram uma estratégia possível para a iniciação coletiva ao violoncelo. Entre as considerações destacam-se a construção coletiva da experiência musical propiciada pelos jogos. O papel do professor de instrumento musical como mediador das atividades foi evidenciado, situando-se fora do lugar comumente a ele atribuído. Foi notável, ainda, o papel das atividades coletivas de improvisação no desenvolvimento de posturas éticas, críticas e cidadãs.

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Biografia do Autor

Marta Brietzke, Universidade de São Paulo, USP

Doutora em Questões Interpretativas e Mestre em Educação Musical, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoranda na mesma universidade.

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Publicado

02-04-2025

Como Citar

BRIETZKE, M. Jogos de improvisação no ensino coletivo do violoncelo: uma proposta de música e cidadania. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, p. 1–21, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/38605. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos