As potencialidades de mulheres negras na produção acadêmica

Autores

  • Ananda Vilela da Silva Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2020v7n12ID18517

Palavras-chave:

academia; gênero; mulheres negras; conhecimento e poder; feminismo negro

Resumo

As mulheres foram historicamente excluídas do processo de teorização e busca pelo conhecimento. Nesse sentido, elas foram postas na categoria de objeto a ser estudado e não de sujeitos do conhecimento ou mesmo protagonistas das próprias histórias. Ademais, se isso ocorreu com as mulheres de modo geral, as mulheres negras, afetadas pela interseccionalidade de inúmeras opressões, foram isoladas até mesmo do aprendizado, relegando-as ao espaço do trabalho doméstico ou braçal, sem o direito à instrução acadêmica. Portanto, esse artigo busca apresentar alternativas metodológicas que sugerem a inclusão dessas mulheres como sujeitos do próprio conhecimento e produtoras das próprias histórias.

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Publicado

04-05-2020

Como Citar

VILELA DA SILVA OLIVEIRA, A. As potencialidades de mulheres negras na produção acadêmica. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 23, 2020. DOI: 10.21680/2446-5674.2020v7n12ID18517. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/18517. Acesso em: 4 dez. 2024.